Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/110361
Título: Dividir para multiplicar: Da meiose à génese das rochas sedimentares
Outros títulos: Divide to Multiply: From meiosis to the genesis of sedimentary rocks
Autor: Ribeiro, Ana Teresa da Silva
Orientador: Abrantes, Isabel Maria de Oliveira
Tonicher, Pedro Miguel Callapez
Palavras-chave: Science teaching; Curricular internship; Meiosis; Sexual reproduction; Sedimentary rocks; Ensino de ciências; Estágio pedagógico; Meiose; Reprodução sexuada; Rochas sedimentares
Data: 22-Set-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Dividir para multiplicar: Da meiose à génese das rochas sedimentares
Local de edição ou do evento: Universidade de Coimbra
Resumo: Education is one of the pillars of the society and is a right for all citizens. In a world marked by the evolution of science and technology, it is crucial to promote science education where there is an opportunity for students to develop values and skills that allow them to intervene in an active, conscious, informed and responsible way in society. This report brings together all the pedagogical practice developed in the curricular unit of Pedagogical Training and Report of the second year of the Master's Degree in Biology and Geology Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education, in the academic year 2022/2023. The pedagogical training took place at Escola Secundária José Falcão, in Coimbra, with the monitoring of 11th grade students in the subject of Biology and Geology. Preliminary to the magistracy of the classes, a bibliographical review of the scientific themes "Sexual reproduction and meiosis" and "Sedimentary rocks" was carried out to guarantee a detailed and in-depth knowledge of the themes when teaching. A review of the pedagogical literature was also performed considering the selection of methodologies and strategies to be applied. The resources were designed in line with the defined methodologies, strategies, and objectives. The application of a diagnostic evaluation test, before and after the teaching, made it possible to collect data regarding the effectiveness of the educational resources in the teaching-learning process. The analysis of results revealed that the students, in general, showed significant progression in relation to the content taught. Therefore, both the strategies and the resources applied were considered useful in scientific training, allowing the expansion of knowledge and skills on the topics under study.
A educação é um dos pilares da sociedade, sendo consagrada um direito de todos os cidadãos. Num mundo marcado pela evolução da ciência e da tecnologia, é crucial promover um ensino de ciências onde exista oportunidade para os alunos desenvolverem valores e competências que lhes permitam intervir de forma ativa, consciente, informada e responsável na sociedade. O presente relatório reúne toda a prática pedagógica desenvolvida na unidade curricular de Estágio Pedagógico e Relatório do segundo ano do Mestrado de Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, no ano letivo 2022/2023. O estágio pedagógico decorreu na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, com o acompanhamento de alunos do 11.º ano na disciplina de Biologia e Geologia. Preliminarmente à magistratura das aulas, foi executada uma revisão bibliográfica dos temas científicos “Reprodução sexuada e meiose” e “Rochas sedimentares”, de modo a garantir o conhecimento pormenorizado dos temas aquando do lecionamento. Uma revisão de literatura pedagógica foi igualmente realizada, tendo em conta a seleção de metodologias e estratégias a aplicar. Os recursos foram concebidos em consonância com as metodologias, estratégias e objetivos definidos. A aplicação de um teste de avaliação, previamente e posteriormente à lecionação, permitiu recolher dados quanto à eficácia dos recursos educativos no processo de ensino-aprendizagem. A análise de resultados revelou que os discentes, na sua globalidade, apresentaram uma progressão significativa, relativamente aos conteúdos lecionados. Por conseguinte, tanto as estratégias como os recursos aplicados foram considerados úteis na formação científica, permitindo expandir conhecimentos e competências dos temas em estudo.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/110361
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato Entrar
Relatorio_estagio_Ana_Ribeiro_MEBG_setembro_2023_2.pdf5.05 MBAdobe PDFAcesso Embargado    Pedir uma cópia
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

44
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons