Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/110281
Título: A Fenomenologia na Arquitetura Escolar- Projeto Social e Educativo de Vila Franca
Outros títulos: The phenomenology in Educational Architecture: Social and educational Project of Vila Franca
Autor: Ricardo, Beatriz Simões
Orientador: Almeida, Joaquim Carlos Pinto de
Palavras-chave: Infância; Fenomenologia; Arquitetura Escolar; Childhood; Phenomenology; Educational Architecture
Data: 20-Set-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: A Fenomenologia na Arquitetura Escolar- Projeto Social e Educativo de Vila Franca
Local de edição ou do evento: Vila Franca
Resumo: Num estudo aprofundado de toda a envolvência com os edifícios escolares a presente dissertação A fenomenologia na arquitetura escolar: Projeto social e educativo de Vila Franca visa compreender o que vai além do estudo físico do objecto arquitetónico, estudando a importância das relações sensoriais entre o humano e a arquitetura. Para esta análise serviu como base o trabalho de projeto proposto pela cadeira de Atelier de Projeto que se resumiu numa proposta de um edifício social e educativo localizado em Vila Franca, uma zona a sul de Coimbra. Esta dissertação tem como objetivo a pesquisa por superar o objeto arquitetónico usando como base os edifícios escolares e procurando a ligação e a relevância do mesmo com as crianças para o seu desenvolvimento pedagógico.Ao decorrer dos tempos foram sendo abordadas temáticas que incentivavam o estudo da ligação das sensações ao projetar um edifício e um debate repetitivo relativamente à forma da arquitetura despertar todos os sentidos. O toque, o olfato, as cores e as texturas são fatores importantes para a sensação que cada espaço nos transmite, enfatizando mais quando falamos num projeto de carácter social e educativo que liga diferentes gerações e acompanha as crianças no seu desenvolvimento pedagógico inicial. Ao projetar cada espaço todas as questões ligadas à sua vivência deverão ser questionadas para assim serem bem conseguidas para o seu objetivo. É neste ponto que o tema nos motiva a projetar um espaço que se preocupa não só com a sua funcionalidade mas com a sua envolvência de sensações e memórias.
In an in-depth study of all the surroundings with school buildings, this dissertation The phenomenology in educational architecture: Social and educational project from Vila Franca aims to understand what goes beyond the material study of a project in spatial terms, studying the importance of relationships senses between human and architecture. For this analysis, the project work proposed by the Chair of Atelier de Projeto served as a basis, which was summarized in a proposal for a social and educational building located in Vila Franca, a location south of Coimbra.The goal of this dissertation is the search for overcoming the architectural object using school buildings as a basis and looking for its connection and relevance with children for their pedagogical development.Over time, themes were addressed that encouraged the study of the connection of sensations when designing a building and a repetitive discussion regarding how architecture awakens all the senses. Touch, smell, colors and textures are important factors for the feeling that each space conveys, emphasizing more when we talk about a social and educational project that connects different generations and follows childrens in their initial pedagogical development. When designing each space, all questions related to its experience must be questioned in order to achieve its objective.It is at this point that the theme motivates us to plan a space that is concerned not only with its functionality but with its surroundings of sensations and memories.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/110281
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
Dissertação_BeatrizRicardo.pdf80.69 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

27
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons