Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/110160
Título: A poesia ‘é-sou’ negra
Outros títulos: Negro poetry
Autor: Laranjeira, José Pires 
Palavras-chave: poesia negro-brasileira; Luiz Gama; Solano Trindade; Cuti; alma negra; sofrimento; brazilian black poetry; Luiz Gama; Solano Trindade; Cuti; black soul; suffering
Data: 2010
Editora: Universidade Estadual de Maringa
Título da revista, periódico, livro ou evento: Acta Scientiarum Language and Culture
Volume: 32
Número: 1
Resumo: Os diversos cânones da poesia brasileira não contemplam a poesia negrobrasileira como deveria ser. Sendo o poeta Luiz Gama ainda hoje menosprezado, em comparação com Castro Alves, é necessário, pois, colocá-lo no seu verdadeiro lugar de significação. Porém, esse esforço deve servir também para compreender que Gama, na sua poesia, ainda mostra alguma conformidade com certos preconceitos rácicos próprios do século XIX e que se encontram, por exemplo, em poetas angolanos. Já o poeta Solano Trindade, devido à sua formação ideologicamente comprometida com os pobres e miseráveis da sociedade, trata o negro como um ser social, econômico e cultural de corpo inteiro, concepção aprofundada por Cuti, que, finalmente, deixa de apelidar o mestiço de mulato, segundo a conformidade com o Movimento Negro. Por outro lado, é um poeta da modernidade mais avançada, quer formalmente, quer atingindo o âmago do subconsciente negro, ao versar o seu sofrimento íntimo, de modo inédito.
Brazilian poetry’s several literary canons fail to fully investigate Brazilian Black Poetry as it should be. In spite of the fact that the poet Luiz Gama is currently not in the limelight when compared to Castro Alves, the replacing of his real place of significance is actually worthwhile. This effort should also be needed to understand that Gama in his poetry shows a type of conformity with certain racial bias common in the 19th century as, for example, in the poetry of Angola. On the other hand, due to his ideologically committed ideology with the poor and destitute in society, the poet Solano Trindade deals with the Negro as a social, economical and cultural person. This concept is partook by Cuti who, at long last, do not call the half-breed as ‘mulato’, following orientations of the Negro Movement. On the other hand, he is formally poet featuring the most advanced modernity as he reaches the heart of the Negro subconscious in his singing of deep personal suffering in the most unusual manner.
URI: https://hdl.handle.net/10316/110160
ISSN: 1983-4683
1983-4675
DOI: 10.4025/actascilangcult.v32i1.5811
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FLUC Secção de Português - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Negro-poetryActa-Scientiarum-Language-and-Culture.pdf150.68 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

95
Visto em 14/ago/2024

Downloads

60
Visto em 14/ago/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons