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https://hdl.handle.net/10316/110143
Título: | Impact of academic exposure on health status of university students | Outros títulos: | Impacto da exposição académica no estado de saúde de estudantes universitários | Autor: | Brandão, Maria Piedade Pimentel, Francisco Luís Cardoso, Margarida Fonseca |
Palavras-chave: | Students; Universities; Health Status; Life Style; Risk Factors; Socioeconomic Factors; Longitudinal Studies; Portugal; Estudantes; Universidades; Nível de Saúde; Estilo de Vida; Fatores de Risco; Fatores Socioeconômicos; Estudos Longitudinais; Portugal | Data: | Fev-2011 | Editora: | University of Sao Paulo | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Revista de Saude Publica | Volume: | 45 | Número: | 1 | Resumo: | OBJECTIVE: To assess the impact of academic life on health status of university
students.
METHODS: Longitudinal study including 154 undergraduate students from
the Universidade de Aveiro, Portugal, with at least two years of follow-up
observations. Sociodemographic and behavioral characteristics were collected
using questionnaires. Students’ weight, height, blood pressure, serum glucose,
serum lipids and serum homocysteine levels were measured. Regression
analysis was performed using linear mixed-effect models, allowing for random
effects at the participant level.
RESULTS: A higher rate of dyslipidemia (44.0% vs. 28.6%), overweight
(16.3% vs. 12.5%) and smoking (19.3% vs. 0.0%) was found among students
exposed to the academic life when compared to freshmen. Physical inactivity
was about 80%. Total cholesterol, high density lipoprotein-cholesterol
(HDL-C), triglycerides, systolic blood pressure, and physical activity levels
were signifi cantly associated with gender (p<0.001). Academic exposure was
associated with increased low density lipoprotein-cholesterol (LDL-C) levels
(about 1.12 times), and marginally with total cholesterol levels (p=0.041).
CONCLUSIONS: High education level does not seem to have a protective
effect favoring a healthier lifestyle and being enrolled in health-related areas
does not seem either to positively affect students’ behaviors. Increased risk
factors for non-transmissible diseases in university students raise concerns
about their well-being. These results should support the implementation of
health promotion and prevention programs at universities. OBJETIVO: Avaliar a infl uência da vida académica na saúde de estudantes universitários. MÉTODOS: Estudo longitudinal envolvendo 154 estudantes de graduação da Universidade de Aveiro, Portugal, por pelo menos dois anos de acompanhamento. Características sociodemográfi cas e comportamentais foram recordados, por meio de questionários. Foram medidos peso, altura, pressão arterial, glicemia, perfi l lipídico e os níveis séricos de homocisteína dos alunos. Foi realizada análise de regressão com modelos lineares mistos considerando as medidas repetidas de cada sujeito. RESULTADOS: Estudantes expostos à vida académica, quando comparados àqueles de ingresso recente à universidade apresentaram proporção mais elevada de dislipidemia (44,0% versus 28,6%), sobrepeso (16,3% versus 12,5%) e tabagismo (19,3% versus 0,0%). No geral, foi observada alta proporção de sedentarismo (cerca de 80%). O colesterol total, lipoproteína de alta densidade, triglicérides, pressão arterial sistólica e níveis de atividade física apresentaram associação signifi cativa com o género (p < 0,001). A exposição académica apresentou-se associada com o aumento dos níveis das lipoproteínas de baixa densidade (cerca de 1,12 vezes), e marginalmente com os níveis de colesterol total (p = 0,041). CONCLUSÕES: Nem o alto nível de instrução parece ter papel protetor na adoção de estilo de vida saudável, tampouco o envolvimento com áreas de saúde muda o comportamento dos estudantes. Altas proporções de fatores de risco para doenças não-transmissíveis em jovens universitários podem afetar seu bem-estar. Os resultados podem servir de apoio às universidades no desenvolvimento de programas de prevenção e promoção da saúde. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/110143 | DOI: | 10.1590/s0034-89102011000100006 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CEISUC - Artigos em Revistas Internacionais |
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