Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/110126
Título: | EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS: A ATIVIDADE DOS CENTROS QUALIFICA E A EFICÁCIA DO INCENTIVO ACELERADOR QUALIFICA | Outros títulos: | ADULT EDUCATION AND TRAINING:THE ACTIVITY OF CENTROS QUALIFICA AND THE EFFECTIVENESS OF THE ACELERADOR QUALIFICA INCENTIVE | Autor: | Araújo, Graça Madalena Fins | Orientador: | Alcoforado, Joaquim Luis Medeiros | Palavras-chave: | Acelerador Qualifica; Adult Education and Trainig; Qualifica Program; RVCC Process; TORVC; Acelerador Qualifica; Educação e Formação de Adultos; Programa Qualifica; Processo de RVCC; TORVC | Data: | 30-Out-2023 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS: A ATIVIDADE DOS CENTROS QUALIFICA E A EFICÁCIA DO INCENTIVO ACELERADOR QUALIFICA | Local de edição ou do evento: | Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Monserrate | Resumo: | This document reflects the work carried out during the Curricular Internship, as part of the 2nd year of the Master's Degree in Educational Sciences at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. This internship took place at the Centro Qualifica of the Agrupamento de Escolas de Monserrate, which provides "an individualized public service to adults, allowing the most appropriate qualification for each specific situation, based on the characteristics of each person, their educational and professional background and their ambitions and expectations" (Qualifica, S.d).With the general aim of working as a technician in the Recognition and Validation of Competences, throughout the internship several activities were developed in order to achieve this. Thus, in order to describe and reflect on the work done during the internship, this report covers several topics: Characterization of the institution where the internship took place (Agrupamento de Escolas de Monserrate and the Centro Qualifica; Theoretical framework, where three topics about adult education in Portugal are presented: the importance of the recognition and validation of acquired experience, public policies for adult education and training in Portugal and the Qualifica Program; Internship project: objectives and activities, which sets out the general and specific objectives to be achieved during the internship and describes the activities to achieve those objectives; and the Research Project: "Effectiveness of the Acelerador Qualifica Incentive", which describes the research carried out in order to understand the effectiveness of the Acelerador Qualifica Incentive (AQ), i.e. the AQ incentive as a motivation for carrying out the Recognition, Validation and Certification of Competences (RVCC) process. O documento apresentado reflete o trabalho desenvolvido ao longo do Estágio Curricular no âmbito do 2º ano do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. O estágio alvo de reflexão decorreu no Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Monserrate, que presta “um serviço público individualizado aos adultos, permitindo que em função das características de cada pessoa, do seu passado escolar e profissional e das suas ambições e expectativas, seja definido o percurso de qualificação mais adequado a cada situação concreta” (Qualifica, S.d). Tendo como objetivo geral desempenhar funções de Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências, ao longo do estágio curricular, foram várias as atividades desenvolvidas a fim de o concretizar. Assim, com o intuito de descrever e refletir sobre o trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular, o presente relatório aborda vários temas: Caraterização da instituição, onde se apresenta a instituição de acolhimento do estágio curricular, isto é, o Agrupamento de Escolas de Monserrate e o seu Centro Qualifica; Enquadramento teórico, onde se apresenta três tópicos enquadradores da Educação e Formação de Adultos em Portugal, nomeadamente, a importância do reconhecimento e validação de adquiridos experienciais, as políticas públicas de Educação e Formação de Adultos em Portugal e o Programa Qualifica; Projeto de estágio: Objetivos e atividades, onde são expostos os objetivos gerais e específicos a atingir no decorrer do estágio e descritas as atividades desenvolvidas que contribuíram para alcançar os objetivos definidos; e por fim, uma das partes merecedoras de maior destaque, o Projeto de investigação: “Eficácia do Incentivo Acelerador Qualifica”, onde se descreve a investigação qualitativa realizada com o intuito de compreender a eficácia do Incentivo Acelerador Qualifica (AQ), isto é, o incentivo AQ como motivação para a realização do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). |
Descrição: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | URI: | https://hdl.handle.net/10316/110126 | Direitos: | embargoedAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Relatório de estágio Mestrado CE _ Graça Madalena Araújo - Revisto.pdf | 1.68 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Google ScholarTM
Verificar
Este registo está protegido por Licença Creative Commons