Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/110073
Título: Ensaio sobre um sistema de avaliação aplicado ao programa de combate ao insucesso escolar da CIMRL
Outros títulos: Essay on an evaluation system applied to the CIMRL school failure prevention program
Autor: Cabral, Celeste Dona Pinhel
Orientador: Silva, José Manuel Tomás
Palavras-chave: Psychosocial variables; School trajectory; School Success/failure; Variáveis psicossociais; Trajetória escolar; (In)sucesso escolar
Data: 27-Out-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Ensaio sobre um sistema de avaliação aplicado ao programa de combate ao insucesso escolar da CIMRL
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: This thesis basically brings together, summarizes and presents a set of conclusions resulting from a descriptive study of data collected from a descriptive investigation carried out as part of the second phase of the Integrated and Innovative Programme to Combat School Failure (PIICIE II) of the Intermunicipal Community of the Region of Leiria (CIMRL). The PIICIE II project has yielded a wealth of information about children that has not been systematically studied until now. This work is based on the hypothesis that this information would allow us to obtain a more complete picture of the project's target population, a more detailed characterization of their sociodemographic profile, the educational needs of the children who make up the sample and some modal characteristics of the activities carried out by the multidisciplinary teams. Therefore, the aim of this thesis was to produce empirical and factual information about various aspects of the psychoeducational intervention that takes place in this project (PIICIE II) and to try to provide information about the predictive capacity of some psychosocial variables, such as: gender, mother's qualifications, school social work (ASE), involvement of parents, attendance and behavior, in the school trajectory of an intentional sample of students covered by the project. In this research we used a sample made up of data from two municipalities: Leiria (n = 222; 62%) and Porto Mós (n = 136; 38%). The total sample consisted of 358 males and females attending elementary school. It was possible to verify that the variables mother's education, ASE and behavior are relevant predictors of the students' school trajectory, but on the other hand, gender, involvement and attendance are not statistically significant. Future work using research methods with more control elements is needed to understand more fully the impact that these variables have on the trajectories of school success/failure and to understand the importance of the interventions carried out by PIICIE's multidisciplinary team in order to promote a passion for learning in collaboration with the school community and parents.
Esta tese, basicamente, reúne, sintetiza e apresenta um conjunto de conclusões resultantes de um estudo descritivo de dados recolhidos de uma investigação descritiva realizada no âmbito da segunda fase do Programa Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE II) da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL). Do projeto PIICIE II resultaram múltiplas informações sobre as crianças que até agora não foram alvo de estudo sistemático. O presente trabalho baseia-se na hipótese que essas informações permitiriam obter uma imagem mais completa da população-alvo do projeto, uma caracterização mais detalhada do seu perfil sociodemográfico, das necessidades educativas das crianças que constituem a amostra e de algumas características modais das atividades realizadas pelas equipas multidisciplinares. Portanto o objetivo desta tese foi procurar produzir informação empírica e factual acerca de várias rúbricas da intervenção psicoeducativa que ocorre nesse projeto (PIICIE II) e tentar providenciar informações sobre a capacidade preditiva de algumas variáveis psicossociais, tais como: género, habilitações da mãe, escalão da ação social escolar (ASE), envolvimento dos encarregados de educação, assiduidade e comportamento, na trajetória escolar de uma amostra intencional de alunos abrangidos pelo projeto.Nesta investigação usámos uma amostra constituída por dados extraídos de dois municípios: Leiria (n = 222; 62%) e Porto Mós (n = 136; 38%). A amostra total é composta por 358 indivíduos de sexo masculino e feminino a frequentarem o 1º ciclo do ensino básico. Foi possível verificar que as variáveis habilitações da mãe, o ASE e o comportamento são preditores relevantes da trajetória escolar dos alunos, mas em contrapartida, o género, o envolvimento e a assiduidade não são estatisticamente significativos. Torna-se necessário, através de futuros trabalhos que recorram a métodos de investigação com mais elementos de controlo, compreender mais completamente o impacto que estas variáveis têm nas trajetórias de (in)sucesso escolar e para entender a importância das intervenções realizadas pela equipa multidisciplinar da PIICIE com o intuito de promover o gosto pela aprendizagem em colaboração com a comunidade escolar e com os encarregados de educação.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/110073
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
Dissertação.pdf950.51 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

28
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons