Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/110033
Título: O conceito do churning na gestão dos Recursos Humanos: O Caso de Estudo dos Serviços da Universidade de Coimbra
Outros títulos: The concept of churning in Human Resources management: The Case Study of the Services of the University of Coimbra
Autor: Delgadinho, Nuno Filipe Nascimento
Orientador: Correia, Pedro Miguel Alves Ribeiro
Palavras-chave: Churning; Recursos Humanos; Rotatividade; SIADAP; Satisfação; Churning; Human Resources; Turnover; SIADAP; Satisfaction
Data: 17-Jul-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: O conceito do churning na gestão dos Recursos Humanos: O Caso de Estudo dos Serviços da Universidade de Coimbra
Local de edição ou do evento: Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
Resumo: O presente trabalho visa desenvolver o conceito de churning, uma vez que este apresenta poucos estudos empíricos e literatura. Normalmente este conceito associa-se aos clientes de uma certa empresa, contudo neste trabalho vai ser estudado o churning nos recursos humanos, podendo ser definido como a alta rotatividade de trabalhadores numa organização. Este fenómeno pode causar bastante impacto, daí a grande importância desta temática, na análise das suas possíveis causas, desde a questão do salário até aos horários, e as suas consequências, destacando-se os custos elevados na substituição do trabalhador. Juntamente com o tema do churning nos recursos humanos, o presente trabalho engloba o período de estágio curricular na Administração da Universidade de Coimbra, na equipa de Avaliação de Desempenho. Este período de estágio para além da parte pessoal, acabou por contribuir também para o aprofundamento da temática a ser explorada. Na última parte do trabalho, analisa-se um questionário de satisfação dos trabalhadores da Universidade de Coimbra, com o intuito de prever possíveis causas de churning. Com uma amostra de 810 trabalhadores, o maior nível de insatisfação encontra-se em fatores que englobam o SIADAP, contratos de trabalho, concursos internos, políticas de gestão de recursos humanos e falta de trabalhadores. Grande parte da insatisfação dirigiu-se a questões ligadas ao sistema público vigente em Portugal e todas as suas limitações e, uma vez que literatura existente confirma o churning no setor público como sendo tendencialmente a nível interno, concluiu-se que essa troca de departamentos acaba por não resolver as causas de insatisfação.
This paper aims to develop the concept of churning, since it has few empirical studies and literature. Usually, this concept is associated with the customers of a certain company, however, in this paper we will study churning in human resources, which can be defined as the high turnover of employees in a company. This phenomenon can cause a great impact on an organization, hence the great importance of this theme, in the analysis of its possible causes, from the issue of salary to schedules, and its consequences, highlighting the high costs of replacing the employee.Along with the dissection of the concept of churning in human resources, the present work encompasses the internship period, at the Coimbra University Administration, in the Performance Evaluation team. This internship period, besides the personal part, also contributed to the deepening of the theme to be explored. In the last part of the paper, we analyze a questionnaire on employee satisfaction at the University of Coimbra, to predict possible causes of churning. With a sample of 810 workers, the highest level of dissatisfaction is found in factors that encompass SIADAP, work contracts, internal competitions, human resource management policies and lack of workers. A large part of the dissatisfaction was directed at issues related to the public system in place in Portugal and all its limitations and, since existing literature confirms that churning in the public sector tends to be internal, it was concluded that this change of departments does not ultimately solve the causes of dissatisfaction.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Administração Público-Privada apresentado à Faculdade de Direito
URI: https://hdl.handle.net/10316/110033
Direitos: openAccess
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