Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/110019
Título: Os Perfis dos Munícipes Portugueses: M2V – Os Melhores Municípios Para Viver 2022
Outros títulos: The Profiles of the Portuguese Citizens: M2V – Os Melhores Municípios Para Viver 2022
Autor: Abreu, Laura de Castro Lucas Miranda de
Orientador: Correia, Pedro Miguel Alves Ribeiro
Palavras-chave: perfis dos munícipes; M2V – Melhores Municípios Para Viver 2022; poder local; Administração Público-Privada; profiles of citizens; M2V – Melhores Municípios Para Viver 2022; local authorities; Public and Private Administration
Data: 23-Jun-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Os Perfis dos Munícipes Portugueses: M2V – Os Melhores Municípios Para Viver 2022
Local de edição ou do evento: Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
Resumo: O presente estudo pretende formar e analisar perfis de munícipes partindo das avaliações que os participantes na iniciativa “M2V – Melhores Municípios Para Viver 2022” do INTEC fizeram dos municípios onde se encontram a viver. Através destas avaliações e respetivos perfis será possível perceber quais as áreas de atuação que, para os munícipes, têm melhores e piores avaliações.Metodologicamente, nesta dissertação, utilizamos uma pesquisa indutiva. Através desta metodologia iniciamos o estudo com a parte da análise de dados, seguindo-se posteriormente para a teoria. Deste modo, na revisão de literatura identificamos a teoria das redes, os conceitos-chave e a importância da constituição de perfis de cidadãos. Sucede-se uma análise histórica da legislação relativa aos municípios portugueses desde o século XIX. A partir da análise da legislação portuguesa que se foca nos municípios, foi possível identificar quais as competências e áreas de atuação em que estes têm atribuições atualmente. Fruto desta análise, foi-nos permitido verificar que o Estado português tem atuado numa vertente de descentralização, privilegiando a autonomia do poder local. Aplicamos os dados secundários do INTEC, a que tivemos acesso, para obter os perfis dos munícipes participantes através do TwoStep Clustering do programa SPSS. Deste modo, foi possível identificar quais as dimensões municipais que mais influenciaram a formação dos clusters e realizar a sua caracterização sociodemográfica. Apesar de serem formados dois clusters, o dos “munícipes insatisfeitos” e o dos “munícipes satisfeitos”, verificamos que os resultados que obtivemos nos permitiram concluir que o distanciamento das suas avaliações e, naturalmente, dos perfis, acabam por não apresentar uma diferença significativa entre eles.
This study aimed to create and analyse citizen profiles based on the evaluation that participants in INTEC’s “M2V – Melhores Municípios para Viver 2022” initiative made of the municipalities they live in. Through the evaluations and the corresponding profiles, it will be possible to understand which areas of intervention have the best or worst evaluations for the municipalities’ citizens. Methodologically, in this dissertation, we used inductive research. With this methodology, we started the study with the data analysis and only then we moved on to the theory exploration. Consequently, in the literature review we identified the networks theory, the key concepts and importance of the formation of citizens profiles. This was followed by an historical analysis of the Portuguese municipality’s legislation since the XIX century. We were able to identify the competences and areas of intervention in which the municipalities have responsibilities today by analysing the Portuguese legislation that focuses on them. This analysis allowed us to verify that the Portuguese State has acted in a decentralising fashion, favouring the autonomy of local authorities. The secondary data from INTEC, to which we had access to, was processed to obtain the profiles of the participating citizens through the SPSS’ program TwoStep Clustering. Because of this, it was possible to identify which municipal dimensions most influenced the formation of the clusters and to conduct their socio-demographic characterisation. We conclude that the results we obtained allowed to identify two clusters, the “dissatisfied citizens” and the “satisfied citizens”, however, the distancing of their evaluations and, naturally, of the profiles is not significant between the two generated.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Administração Público-Privada apresentada à Faculdade de Direito
URI: https://hdl.handle.net/10316/110019
Direitos: openAccess
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