Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110014
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFernández, Cayetano-
dc.date.accessioned2023-11-13T11:16:50Z-
dc.date.available2023-11-13T11:16:50Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.issn1809-5747pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/110014-
dc.description.abstractA educação tem sido retratada como o principal “elevador social” para enfrentar as desigualdades internas das sociedades abissais modernas. Os Roma, a maior e mais antiga minoria europeia, são perpetuamente visados como uma população “sensível” no que diz respeito ao acesso e ao sucesso no ensino básico e superior, criando um quadro em que os próprios Roma, desde tenra idade, são considerados um “problema”. A academia, a pesquisa científica e a produção do conhecimento não estão isoladas dessas práticas e do arcabouço político/epistemológico. Nesse sentido, o artigo desvenda sua cumplicidade e responsabilidade na manutenção da ordem branca, sua missão civilizatória moderna em relação aos corpos racializados e sua “ideologia da integração” como único caminho político possível. Este artigo discute a produção acadêmica atual de pesquisas baseadas em evidências no campo da educação sobre os Roma, explorando a semântica e as construções conceituais que enquadram a discussão relacionada à experiência dos Roma no sistema educativo. Além disso, o artigo discute como a codificação conceitual de tal estrutura realmente serve para condicionar as abordagens intelectuais e políticas que tentam ir além da cúmplice “ideologia da integração” ao abordar políticas públicas e educativas.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherFaculdade de Educação da UFRJpt
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/EC/H2020/725402/EU/The politics of anti-racism in Europe and Latin America: knowledge production, decision-making and collective strugglespt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt
dc.subjectAnticiganismopt
dc.subjectAutodeterminação dos Romapt
dc.subjectAgenda acadêmica brancapt
dc.titleO racismo contra os Roma e a agenda acadêmica branca: pontos cegos ocultos do sistema educacionalpt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage150pt
degois.publication.lastPage167pt
degois.publication.issue37pt
degois.publication.locationRio de Janeiropt
degois.publication.titleRevista Contemporânea de Educaçãopt
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/44712/pdf_1pt
dc.peerreviewedyespt
degois.publication.volume16pt
dc.date.embargo2021-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypearticle-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
O racismo contra os Roma e a agenda.pdf257.61 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

56
checked on May 8, 2024

Download(s)

17
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons