Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/110014
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fernández, Cayetano | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-13T11:16:50Z | - |
dc.date.available | 2023-11-13T11:16:50Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.issn | 1809-5747 | pt |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/110014 | - |
dc.description.abstract | A educação tem sido retratada como o principal “elevador social” para enfrentar as desigualdades internas das sociedades abissais modernas. Os Roma, a maior e mais antiga minoria europeia, são perpetuamente visados como uma população “sensível” no que diz respeito ao acesso e ao sucesso no ensino básico e superior, criando um quadro em que os próprios Roma, desde tenra idade, são considerados um “problema”. A academia, a pesquisa científica e a produção do conhecimento não estão isoladas dessas práticas e do arcabouço político/epistemológico. Nesse sentido, o artigo desvenda sua cumplicidade e responsabilidade na manutenção da ordem branca, sua missão civilizatória moderna em relação aos corpos racializados e sua “ideologia da integração” como único caminho político possível. Este artigo discute a produção acadêmica atual de pesquisas baseadas em evidências no campo da educação sobre os Roma, explorando a semântica e as construções conceituais que enquadram a discussão relacionada à experiência dos Roma no sistema educativo. Além disso, o artigo discute como a codificação conceitual de tal estrutura realmente serve para condicionar as abordagens intelectuais e políticas que tentam ir além da cúmplice “ideologia da integração” ao abordar políticas públicas e educativas. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Faculdade de Educação da UFRJ | pt |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/EC/H2020/725402/EU/The politics of anti-racism in Europe and Latin America: knowledge production, decision-making and collective struggles | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt |
dc.subject | Anticiganismo | pt |
dc.subject | Autodeterminação dos Roma | pt |
dc.subject | Agenda acadêmica branca | pt |
dc.title | O racismo contra os Roma e a agenda acadêmica branca: pontos cegos ocultos do sistema educacional | pt |
dc.type | article | - |
degois.publication.firstPage | 150 | pt |
degois.publication.lastPage | 167 | pt |
degois.publication.issue | 37 | pt |
degois.publication.location | Rio de Janeiro | pt |
degois.publication.title | Revista Contemporânea de Educação | pt |
dc.relation.publisherversion | https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/44712/pdf_1 | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
degois.publication.volume | 16 | pt |
dc.date.embargo | 2021-01-01 | * |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.grantfulltext | open | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | article | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
Appears in Collections: | I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O racismo contra os Roma e a agenda.pdf | 257.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License