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https://hdl.handle.net/10316/109687
Título: | Pós-feminismo no "Reino de Deus": o poder feminino e as feminilidades num contexto de mediatização da religião | Autor: | Martinez, Monise | Orientador: | Silveirinha, Maria João Rosa Cruz Nascimento, Adriana Conceição Silva Pereira Bebiano |
Palavras-chave: | Pós-feminismo; Antifeminismo; Midiatização da religião; Neopentecostalismo; Godllywood Brasil; Postfeminism; Antifeminism; Mediatization of religion; Neo-pentecostalism; Godllywood Brazil | Data: | 1-Jun-2023 | Projeto: | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/POR_CENTRO/SFRH/BD/133503/2017/PT/Pós-feminismo no Reino de Deus: poder feminino e feminilidade num contexto de mediatização da religião | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | A presente tese coloca-se na esteira de estudos que tem questionado as formas com que a
midiatização pode ou não contribuir com a emergência de espaços comunicativos nos
quais grupos de mulheres podem negociar os significados de suas identidades religiosas
numa cultura secular e global. Compreendendo a midiatização como a articulação entre
práticas sociais e o ambiente midiático em um determinado contexto histórico, social e
político, a pesquisa toma transformações do campo religioso brasileiro relacionadas à sua
midiatização como um elemento crucial para pensar as práticas comunicativas levadas a
cabo por mulheres em posição de visibilidade e autoridade no ecossistema midiático do
projeto-movimento Godllywood, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).
Posicionando-se epistemológica e metodologicamente nos Estudos Feministas, a pesquisa
enquadra tais transformações numa temporalidade pós-feminista marcada pelos
fenômenos de neoliberalização e hipervisibilidade dos feminismos, bem como de
ampliação do antifeminismo no discurso brasileiro. No coração desta proposta está a ideia
de que o ecossistema godllywoodiano opera como um «espaço intermédio» ambivalente e
estratégico, com potencial para transgredir e reforçar o status quo — isto é, um espaço com
sentido e função política, caracterizado pela união das dicotomias secular–religioso e
público–privado, no qual um grupo de mulheres atua como meios-mensagens. Com vistas
a analisar estas ambivalências, o método de análise do discurso é adotado tendo com o
propósito de identificar os temas e as estratégias de linguagem mobilizados no ecossistema
midiático Godllywood à luz da literatura sobre mulheres no pentecostalismo, a organização
eclesiástica e a visão de mundo iurdiana, bem como as disputas pelo sentido de
feminilidade no Brasil ao longo da última década. De natureza qualitativa, tal análise
examina um corpus composto por quatro contextos interpretativos no âmbito do
ecossistema godllywoodiano, identificando, neste fazer, três repertórios interpretativos
associados às dinâmicas de aconselhamento e as tendências discursivas pós-feminista que
o caracterizaram. Os repertórios evidenciam as tensões que permeiam a atuação dos
referidos grupos de mulheres em torno das noções de poder feminino, subjetividade
feminina e feminilidade a partir da construção discursiva de uma gramática pós-feminista
espiritual que possibilita a existência do ecossistema enquanto um espaço no qual as
mulheres desviam e reforçam papéis tradicionais de gênero desempenhando um papel
político e formativo perante suas audiências femininas e, assim, disseminando a ideologia
da IURD no discurso público. Essas evidências destacam a importância de Godllywood em tempos de neoconservadorismo, lançando luzes para pesquisas futuras sobre suas
possíveis contribuições para o estudo do antifeminismo no Brasil, bem como para o
desenvolvimento de novas pesquisas no âmbito dos estudos sobre midiatização, gênero e
religião em tal contexto. This thesis is situated in the wake of studies that have questioned how mediatization can contribute to the emergence of communicative spaces in which groups of women can negotiate the meanings of their religious identities in a secular and global culture. Conceptualizing mediatization as a contextualized articulation between social practices and the media environment, the research takes the changes in the Brazilian religious field related to this phenomenon as a core to ground the communicative practices of women in positions of authority and visibility in the mediatized ecosystem of the Godllywood Project Movement, which is part of the Universal Church of the Kingdom of God (UCKG). From an epistemological and methodological perspective of Feminist Studies, the research frames such transformations within a post-feminist temporality marked by the phenomena of neoliberalization and hypervisibility of feminisms, as well as the amplification of antifeminism in Brazilian discourse. Central to this proposal is the general hypothesis that the Godllywood ecosystem represents an ambivalent and strategic "middle region" that has the potential to transgress and reinforce the status quo — i.e., a space with political meaning and function, characterized by the union of secular-religious and public-private dichotomies, in which a group of women act as mediamessages. Aiming to analyze these ambivalences, the method of discourse analysis as used by Rosalind Gill is adopted with the purpose of identifying the themes and linguistic strategies mobilized in the Godllywood media ecosystem in the light of the literature on women in Pentecostalism, the ecclesiastical organization and the IURD worldview, as well as the disputes over the sense of femininity in Brazil in the last decade. Qualitatively, this analysis identifies three interpretive repertoires related to the dynamics of advising and the post-feminist discursive tendencies that characterize it, by examining a corpus composed of four contexts within the Godllywood ecosystem. The repertoires highlight the tensions that permeate the performance of the women’s groups around notions of female power, female subjectivity, and femininity from the discursive construction of a post-feminist spiritual grammar. This «grammar» allows the ecosystem to work as a space in which women deviate from and reinforce traditional gender roles by playing a political and formative role before their female audiences and thus disseminating the ideology of the UCKG in public discourse. These findings highlight the importance of Godllywood in times of neoconservatism and shed light for future research on its possible contributions to the study of antifeminism in Brazil, as well as for the development of new research within the framework of studies on mediatization, gender, and religion in this context. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/109687 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CES - Teses de Doutoramento UC - Teses de Doutoramento |
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