Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/109545
Title: O impacto do marketing sensorial no comportamento dos consumidores: o caso Design Yes
Other Titles: The impact of sensory marketing on consumer behavior: the Design Yes' case
Authors: Domingos, Raquel Rebelo
Orientador: Bairrada, Cristela Maia
Keywords: Marketing Sensorial; Cinco Sentidos; Estímulos Sensoriais; Experiência; Perceções; Sensory Marketing; Five Senses; Sensory Stimuli; Experiences; Perceptions
Issue Date: 14-Jul-2023
Serial title, monograph or event: O impacto do marketing sensorial no comportamento dos consumidores: o caso Design Yes
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O Marketing Sensorial foi um conceito que surgiu para ajudar a criar um sentimento de confiança e credibilidade junto dos clientes. A globalização que se faz sentir atualmente e que tem tornado os mercados cada vez mais idênticos em termos de características e preços, trouxe a necessidade de as marcas se reinventarem relativamente às técnicas de marketing utilizadas para que acrescentar mais valor ao cliente. Assim, os marketeers ao estudarem o comportamento do consumidor, descobriram que através do Marketing Sensorial conseguiam proporcionar experiências únicas e memoráveis aos consumidores a cinco dimensões, isto porque, são utilizados os 5 sentidos que os seres humanos possuem: a visão, o paladar, a audição, o olfato e o tato. Chegou-se à conclusão que esta abordagem a cinco dimensões tinha influência direta no tempo de permanência na memória dos consumidores, bem como a preferência em relação a marcas concorrentes. Perante esta nova realidade, o Marketing Sensorial começou a ser uma técnica cada vez mais utilizada e valorizada.O documento que aqui se apresenta pretende descrever o estágio curricular, o mesmo foi realizado na Design Yes, Variable Pixel Lda., uma agência de Design, Marketing e Publicidade, com sede em Oliveira do Hospital, estando atualmente localizada na Rua Dom João III, em Coimbra. Este estágio, cuja duração foi de 720 horas, visou a conclusão do Mestrado em Marketing da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.As atividades propostas para a realização do estágio, estavam inseridas na área do Marketing, tendo sido possível integrar parcialmente áreas de Produção ou Design que permitiram um melhor entendimento de toda a envolvente do Marketing. Foi através das áreas distintas ao Marketing, que foi possível entender a importância de envolver uma experiência a cinco dimensões, envolvendo os cinco sentidos para despertar perceções mais valorizadas pelos consumidores, que consequentemente levam a um sentimento de satisfação, o que se traduz na lealdade dos mesmos.
The concept of Sensory Marketing came about to help create a sense of trust and credibility in the clients. Globalization has standardised markets, making them more and more similar in terms of product characteristics and prices, but also making bands feel the need to reinvent themselves when it comes to their added-value marketing strategies. Thus, when marketeers studied the consumer behaviour, they found that Sensory Marketing was able to provide more unique and memorable experiences in the five dimensions of human senses: sight, taste, sound, touch and smell. They concluded that this approach to human senses had a direct influence in how long clients remember the brand, and that they actually prefer it. From this moment on, Sensory Marketing began to be highly valued and used.This paper pretends to describe curricular internship at Design Yes, Variable Pixel Lda., a design, marketing and publicity agency, with its head office located in Oliveira do Hospital and currently located in Rua Dom João III, Coimbra. This internship, with a total of 720 working hours, took place in order to conclude the master’s in marketing at the Faculty of Economics of University of Coimbra.All proposed activities were inserted, not only, in the vast field of marketing, but also in the fields of production and design, which allowed a better understanding of everything surrounding marketing. It was these various fields that made it possible to understand the importance of creating an experience that involves the 5 senses, to give to clients a deeper and more valued perception of the brand, which translates to a sense of satisfaction, that is reflected in client loyalty over time.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/109545
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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