Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/109292
Title: | Desafios da autonomização: estudo das transições segundo jovens adultos ex-institucionalizados | Other Titles: | Empowerment challenges: Study of transition by ex-institutionalized young adults | Authors: | Gaspar, João Pedro M. Santos, Eduardo J. R. Alcoforado, Joaquim Luis M. |
Keywords: | transições; vinculação; autonomização; crianças e jovens institucionalizados; transitions; attachment; empowerment; institutionalized children and youngsters; transiciones; enlace; empoderamiento; niños e jóvenes institucionalizados | Issue Date: | 2015 | Publisher: | Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro | Serial title, monograph or event: | Psicologia Clinica | Volume: | 27 | Issue: | 1 | Abstract: | Este artigo dá conta de uma investigação centrada nas transições de jovens
adultos que viveram um longo período das suas vidas em instituições de acolhimento
para crianças e jovens – Lares de Infância e Juventude – e estão agora autonomizados.
A estrutura pretende articular a teoria ecológica do desenvolvimento
humano de Bronfenbrenner com modelos de transições (com especial incidência
em Schlossberg), majorando a influência das vinculações criadas por crianças e jovens
institucionalizados com cuidadores e entre os pares; visa fundamentar a metodologia
utilizada na recolha e validação das entrevistas biográficas, enquadrando
o trabalho em duas instituições da região Centro de Portugal, caracterizando o seu
funcionamento; incide sobre a descrição, na perspetiva de adultos e jovens adultos
ex-institucionalizados, das transições ao longo dos diversos espaços e tempos das
suas vidas, nomeadamente através da sua perceção dos momentos de vida mais
marcantes, das vinculações estabelecidas e da sua importância para aumentar a
resiliência e competir para a sua integração social. Pretende-se assim compreender
a perceção que os ex-utentes têm da relação entre o apoio e a formação que lhes
foi proporcionada enquanto institucionalizados e o eventual contributo desses
adquiridos na sua posterior integração nos diferentes contextos de vida. This paper presents a research, focusing on transitions of young adults who lived in institutions for children and young people who are now independent. It which designed to articulate Bronfenbrenner’s ecological theory of human development with models of transitions (particular focus on Schlossberg), subsequently adding the influence of the linkages created by institutionalized children and youth; which aims to support the methodology used in the collection and validation of biographical interviews, framing the work in monitoring and education and training activities carried out in two institutions in the region of Central Portugal; focuses on the description in perspective of ex-institutionalized adult and young adult transitions over the various spaces and times of their lives, particularly through their perception of the salient moments of life and established attachments. Este artículo da a conocer una investigación aún en curso centrada en las transiciones de adultos e jóvenes que han vivido en instituciones de acogimiento de niños y jóvenes que están ahora a vivir de manera independiente. Su estructura pretende articular la teoría ecológica del desarrollo humano de Bronfenbrenner con modelos de transiciones (particular énfasis en Schlossberg) dando privilegio a la influencia de los vínculos creados por niños y jóvenes que viven en instituciones; pretende fundamentarse la metodología utilizada, en la recolección y validación de las entrevistas biográficas, encuadrando el trabajo en el acompañamiento y actividades de educación y formación desarrolladas en dos instituciones situadas en la región Central de Portugal; incide en la descripción en la perspectiva de los adultos y jóvenes adultos ex-institucionalizados, de las transiciones a lo largo de los diferentes espacios y tiempos de sus vidas, sobre todo a través de su percepción de los momentos de vida que sobresalen y de las vinculaciones establecidas. Para la consecución de este último nivel se realizaran entrevistas de cuño biográfico que visaran identificar las percepciones de los intervinientes acerca de la influencia de su institucionalización en su vida autónoma. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/109292 | ISSN: | 0103-5665 | DOI: | 10.1590/0103-56652015000100004 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Empowerment-challenges-Study-of-transition-by-exinstitutionalized-young-adultsPsicologia-Clinica.pdf | 909.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
72
checked on Oct 16, 2024
Download(s)
32
checked on Oct 16, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
This item is licensed under a Creative Commons License