Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/109102
Title: Projeto Inovador de Combate ao Insucesso Escolar: Contributos e Desafios de um Mestre em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais
Other Titles: Innovative Project to Combat School Failure: Contributions and Challenges of a Master in Social Education, Development and Local Dynamics
Authors: Fonseca, Ana Margarida Moreira Pinto
Orientador: Gaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca
Lobão, Sandra Sousa
Keywords: Projetos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar; Município; Educação Social; Cidadania; Parentalidade positiva; Innovative Projects to Combat School Failure; Municipality; Social Education; Citizenship; Positive parenting
Issue Date: 20-Jul-2023
Serial title, monograph or event: Projeto Inovador de Combate ao Insucesso Escolar: Contributos e Desafios de um Mestre em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais
Place of publication or event: Coimbra, julho de 2023
Abstract: O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, em resultado do estágio curricular realizado na Divisão da Educação da Câmara Municipal de Felgueiras e que decorreu entre setembro de 2022 e junho de 2023.Ao longo do estágio foram realizadas diversas atividades e tarefas essenciais que contribuíram para a obtenção de novas aprendizagens, competências e habilidades enquanto futuras profissionais em educação social, desenvolvimento e dinâmicas locais. Contudo, importa destacar a dinamização da atividade “Deputad@municipaljúnior”, a co-dinamização do “Programa Mais Família, Mais Criança” e outras atividades realizadas no âmbito do projeto IGEA Educa Felgueiras 21-23 e da Divisão de Educação da Câmara Municipal de Felgueiras.Neste contexto, as atividades de estágio consistiram essencialmente, na promoção e desenvolvimento de competências sócio-emocionais em crianças e jovens, enquanto contributo cívico e de cidadania, bem como na promoção de competências parentais, através da dinamização de um programa baseado em evidência.Ao longo do presente relatório, destaca-se a importância dos planos integrados e inovadores de combate ao insucesso escolar, na comunidade educativa, tendo em conta, as suas especificidades e características. Enfatiza-se, ainda, o papel do profissional em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas locais numa autarquia, no que toca aos projetos inovadores de combate insucesso escolar, pela sua capacidade de suporte abrangente em questões sociais e emocionais que podem afetar o desempenho e sucesso escolar dos/as alunos/as.
This internship report arises within the scope of the Master's Degree in Social Education, Development and Local Dynamics, from the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, as a result of the curricular internship carried out in the Education Division of the Felgueiras City Council and which took place between September 2022 and June 2023.Throughout the internship, several essential activities and tasks were carried out that contributed to obtaining new learning, skills and abilities as future professionals in social education, development and local dynamics. However, it is important to highlight the dynamization of the activity "Deputad@municipaljúnior", the co-dynamization of the "Mais Família, Mais Criança Program" and other activities carried out within the scope of the IGEA Educa Felgueiras 21-23 project and the Education Division of the Felgueiras City Council.In this context, the internship activities consisted essentially in the promotion and development of socio-emotional skills in children and young people, as a civic and citizenship contribution, as well as in the promotion of parenting skills, through the dynamization of an evidence-based program.Throughout this report, the importance of integrated and innovative plans to combat school failure in the educational community is highlighted, taking into account its specificities and characteristics. It also emphasizes the role of the professional in social education, development and local dynamics in a municipality, with regard to innovative projects to combat school failure, due to its capacity for comprehensive support in social and emotional issues that can affect the performance and school success of students.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/109102
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons