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Título: A RELAÇÃO ENTRE O NEUROTICISMO PARENTAL E A REATIVIDADE NEGATIVA DA CRIANÇA: O PAPEL MEDIADOR DAS DIFICULDADES DE REGULAÇÃO EMOCIONAL E DA PARENTALIDADE CONSCIENTE
Outros títulos: THE RELATIONSHIP BETWEEN PARENTAL NEUROTICISM AND THE CHILD'S NEGATIVE REACTIVITY: THE MEDIATING ROLE OF DIFFICULTIES IN EMOTIONAL REGULATION AND MINDFUL PARENTING
Autor: Rodrigues, Viviana Pereira
Orientador: Moreira, Helena Teresa da Cruz
Palavras-chave: neuroticismo parental; reatividade negativa da criança; regulação emocional; parentalidade consciente; parental neuroticism; child's negative reactivity; emotional regulation; mindful parenting
Data: 21-Jul-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: A RELAÇÃO ENTRE O NEUROTICISMO PARENTAL E A REATIVIDADE NEGATIVA DA CRIANÇA: O PAPEL MEDIADOR DAS DIFICULDADES DE REGULAÇÃO EMOCIONAL E DA PARENTALIDADE CONSCIENTE
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: Objetivo: o presente estudo teve como objetivo analisar o papel mediador das dificuldades de regulação emocional e da parentalidade consciente na relação entre o neuroticismo parental e a reatividade negativa de crianças em idade escolar. Método: a amostra é constituída por 416 pais de crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos. Os pais procederam ao preenchimento de questionários de autorresposta e de heterorresposta. Os questionários usados foram a "Escala de Mindfulness Interpessoal na Parentalidade", a "Subescala de Neuroticismo do Inventário dos Cinco Fatores", a "Subescala de Reatividade Emocional do Inventário de Temperamento para Crianças em Idade Escolar" e a "Escala de Dificuldades na Regulação Emocional – Versão Reduzida". A amostra foi recolhida em diversas escolas públicas do centro de Portugal. Neste estudo foi testado um modelo de mediação sequencial para responder ao objetivo estabelecido. Resultados: verificou-se um efeito direto significativo entre o neuroticismo parental e a reatividade negativa da criança, assim como um efeito indireto sequencial (no qual as dificuldades de regulação emocional precedem a parentalidade consciente) e dois efeitos indiretos específicos através de cada mediador. Conclusão: a relação entre o neuroticismo parental e a reatividade negativa da criança parece ser, em parte, explicada por uma maior dificuldade dos pais em regular as suas emoções e por uma consequente menor capacidade dos mesmos de exercerem uma parentalidade consciente. Sendo estes dois mediadores fatores modificáveis, poderão ser incluídos em programas de promoção de competências parentais dirigidos a pais com tendência para experienciarem níveis mais elevados de afeto negativo, prevenindo, assim, a transmissão intergeracional desta tendência temperamental.
Objective: the present study aimed to analyze the mediating role of the difficulties in emotional regulation and the mindful parenting in the relationship between parental neuroticism and negative reactivity in school-aged children. Method: the sample consists of 416 parents of children aged between 8 and 12 years. Parents completed self-response and hetero-response questionnaires. The evaluation instruments used were the portuguese version of the "Interpersonal Mindfulness in Parenting Scale", the portuguese version of the " NEO-FFI", the portuguese version of the "School-Age Temperament Inventory" and the portuguese version "EDRE-VR". The sample was collected from several public schools in central Portugal. In this study, a sequential mediation model was tested to respond to the established objective. Results: a significant direct effect was found between parental neuroticism and child negative reactivity, as well as a sequential indirect effect (in which emotion regulation difficulties precedes mindful parenting) and two specific indirect effects through each mediator. Conclusion: the relationship between parental neuroticism and the child's negative reactivity seems to be, in part, explained by parents' greater difficulty in regulating their emotions and their consequent lower ability to exercise mindful parenting. Since these two mediators are modifiable factors, they could be included in programs to promote parenting skills aimed at parents who tend to experience higher levels of negative affect, thus preventing the intergenerational transmission of this temperamental tendency.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/109063
Direitos: openAccess
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