Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/109003
Título: Capacidade de expressão emocional e desempenho grupal: O papel mediador da resiliência grupal
Outros títulos: Emotional carrying capacity and team performance: The mediating role of team resilience
Autor: Santos, Helena Sofia Gama
Orientador: Lourenço, Paulo Renato Martins Ribeiro Silva
Palavras-chave: Capacidade de expressão emocional; Resiliência grupal; Desempenho grupal; Emotional carrying capacity; Team resilience; Team performance
Data: 28-Fev-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Capacidade de expressão emocional e desempenho grupal: O papel mediador da resiliência grupal
Local de edição ou do evento: __
Resumo: Tendo em conta as alterações atuais vividas nos contextos organizacionais, é inegável a necessidade de adaptação por parte das organizações para manterem vantagem competitiva. Assim, as equipas de trabalho tornam-se cada vez mais essenciais para o sucesso das organizações, sendo necessário garantir que estas possuem as ferramentas necessárias, como adequadas capacidades emocionais e de resiliência, para se destacarem e garantirem um melhor desempenho grupal. O presente estudo teve como principal objetivo analisar a relação entre a capacidade de expressão emocional (CEE) e o desempenho grupal, tendo em consideração o papel mediador da resiliência grupal.Desta forma, realizou-se uma investigação empírica, que incluiu 124 equipas de trabalho de organizações portuguesas pertencentes a diversos setores de atividade. Os dados foram recolhidos através do método de inquérito por questionário e foram analisados a nível grupal, testando-se um modelo de mediação simples com recurso ao PROCESS. Os resultados revelaram a existência de relações positivas e estatisticamente significativas entre a CEE e o desempenho grupal, a CEE e a resiliência grupal e entre a resiliência grupal e o desempenho grupal. A hipótese de mediação, recebeu, também, suporte empírico, na medida em que a resiliência grupal atuou como mediador da relação entre a capacidade de expressão emocional e o desempenho grupal. Estes resultados vêm reforçar estudos anteriores que indicam a relevância da capacidade de expressão emocional e da resiliência grupal enquanto aspetos do funcionamento grupal capazes de potenciar o desempenho grupal.
Considering the current changes experienced in organizational contexts, the need for adaptation by organizations to maintain a competitive advantage is undeniable. Thus, work teams become increasingly essential for the success of organizations, and it is necessary to ensure that they have the required tools, such as adequate emotional capacities and resilience, to stand out and ensure better group performance.The main objective of this study was to analyze the relationship between emotional carrying capacity (ECC) and team performance, considering the mediating role of team resilience.In this way, an empirical study was conducted, including 124 Portuguese work teams from Portuguese organizations belonging to different sectors of activity. Data were collected using the questionnaire survey method and were analyzed at a group level, testing a simple mediation model using PROCESS. The results revealed positive and statistically significant relationships between ECC and team performance, ECC and team resilience, and between team resilience and team performance. The mediation hypothesis also received empirical support, pointing to the mediation role of team resilience in the relationship between the emotional carrying capacity and team performance. These results strengthen previous studies that indicate the relevance of ECC and team resilience as factors of team performance.____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Organizacional apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/109003
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons