Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/108995
Título: | Estudo de caso sobre a importância da gestão emocional em contexto escolar: o Emocionário como ferramenta útil para a Psicologia da Educação | Outros títulos: | Study-case of the importance of emotional management in school context: the Emotionary as a useful tool to Educational Psychology | Autor: | Costa, Sandrina Rodrigues da | Orientador: | Almeida, Ana Cristina Ferreira | Palavras-chave: | Gestão emocional; Escola; Psicologia da Educação; Emocionário; Emotional management; School; Educational Psychology; Emotionary | Data: | 20-Jul-2023 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Estudo de caso sobre a importância da gestão emocional em contexto escolar: o Emocionário como ferramenta útil para a Psicologia da Educação | Local de edição ou do evento: | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | Resumo: | O tema “emoções”, gestão emocional, autorregulação e outros termos deste campo lexical têm constituído uma prioridade para a Psicologia e, concretamente, em contextos de trabalho e de aprendizagem e, com particular relevância, junto de crianças e jovens, em contexto escolar. Mais premente o assunto se revelou no período pós-pandémico. Assumida a importância do tema no que à saúde psicológica, adaptação, bem-estar e relacionamentos saudáveis diz respeito, questiona-se, na dimensão instrumental e na ponte entre o suporte teórico que atesta a importância da literacia emocional, dacomponente socioemocional da vida das pessoas e as implementações práticas, que recursos credíveis, válidos e acessíveis poderão servir aos psicólogos da educação, enquanto agentes de primeira linha na identificação de casos vulneráveis, planificação de ações de promoção de bem-estar, prevenção de situações de risco, intervenção individual e coletiva, na avaliação da eficiência e recomendações de “boas” práticas. O Emocionário (Pereira & Valcárcel, 2020) é um recurso que foi considerado para concretizar o apoio na promoção de competências, em contexto de estágio curricular, junto de crianças em contexto escolar. Motivou, então, o estudo do caso da sua utilização, no sentido de constatar em que medida se revela efetivamente uma ferramenta útil para a Psicologia da Educação.Com o objetivo de ilustrar a importância da gestão emocional, em contexto escolar,procedeu-se ao estudo do caso individual, a partir da utilização do Emocionário ao longo do 2.º período do ano letivo 2019/2020, junto de uma criança de 12 anos, do 6.º ano de escolaridade. Verificámos uma melhoria do seu desempenho aos níveis escolar, comportamental e socioemocional. Emotions, emotional management, self-regulation and other terms from this lexical field has been a priority to Psychology and, specifically, at work and learning environments and, with major importance, among children and young people at school context. Thissubject has been revealed more important after the world pandemic. The increasing importance concerning mental health, adaption, well-being and healthy relationships, is wondering, in instrumental dimension and the bridge between theoretical support thatcertifies the importance of emotional literacy, socioemotional component of people’s life and practical implementations, which credible, valid and accessible resources couldbe in the service of educational psychologists, as frontline agents in identification of vulnerable cases, planification of promotion actions of welfare, prevention of risk situations, individual and collective intervention, efficiency evaluation and good practice recommendation. The Emotionary is a resource chosen to accomplish thesupport of skills development, in context of internship, among children at school context. Therefore, it motivated the study-case of its use in the sense of verifying how effectively useful tool is to Educational Psychology.As the goal is to show the importance of emotional management, in school context, was proceeded an individual study-case, using the Emotionary during the second period of 2019/2020, with a twelve years old child from sixth grade. It was verified an improvement at scholar, behavioural and socioemotional spheres. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | URI: | https://hdl.handle.net/10316/108995 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertação Mestrado Sandrina Costa.pdf | 877.38 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este registo está protegido por Licença Creative Commons