Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/108982
Title: O papel de uma Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências num Centro Qualifica
Other Titles: The role of a Technician of Orientation, Recognition and Validation of Competencies in a Qualifica Center
Authors: Costa, Sara Carreiro da
Orientador: Vieira, Cristina Maria Coimbra
Keywords: Educação de Adultos; Qualificação e Certificação; População Ativa; Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências; Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências; Adult Education; Qualification and Certification; Active population; Recognition, Validation and Certification of Competencies Process; Technician of Orientation, Recognition and Validation of Competencies
Issue Date: 21-Jul-2023
Serial title, monograph or event: O papel de uma Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências num Centro Qualifica
Place of publication or event: Centro Qualifica da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra
Abstract: A Educação de Adultos tem cada vez mais um papel fundamental em todo o mundo, sobretudo devido à valorização da educação e formação ao longo da vida e às exigências elevadas de qualificações e de formação. Neste sentido, o aumento das qualificações de pessoas adultas é uma grande preocupação, visto que se assiste a uma grande valorização de pessoas qualificadas não só pelas entidades empregadoras, mas também pelos próprios adultos, de querem ver as suas competências certificadas, numa sociedade, também, qualificada.É, desta forma, que se verifica uma aposta nas políticas públicas, por parte do Governo, para para o aumento de pessoas adultas qualificadas e certificadas. Depois de vários avanços e retrocessos nesta matéria, foi em 2016 que foram criados os Centros Qualifica. O nosso estágio curricular foi realizado no Centro Qualifica da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, desde de setembro de 2022 até maio de 2023, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sendo a nossa principal função a de Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências (TORVC).Os Centros Qualifica são os únicos que dispõem, como oferta formativa e qualificante, do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) para os adultos que pretendem obter o nível básico ou nível secundário. Assim, os Centros Qualifica têm tido, nos últimos anos, uma grande adesão por parte de pessoas adultas, por ser um processo que tem tido bastante sucesso, e o acompanhamento da TORVC do início até ao fim do percurso qualificante é um aspeto crucial para a conclusão com êxito dos percursos individuais.Desta maneira, o presente relatório designado “O papel de uma Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências num Centro Qualifica”, faz uma descrição do nosso papel enquanto estagiária, das funções e de todas as atividades significativas que realizamos junto de pessoas adultas que procuram e querem ver as suas competências certificadas.
Adult Education plays an increasingly fundamental role worldwide, mainly due to the valorisation of lifelong education and training, as well as the high demands for qualifications and training. In this sense, the increase in qualifications for adult individuals is a major concern, as there is a significant appreciation for qualified individuals not only by employers but also by adults themselves, who seek to have their competencies certified in a qualified society.It is through this that an investment in public policies by the Government is observed, aiming at the development of adult education in Portugal and consequently, a significant increase in qualified and certified adult individuals. After many advances and setbacks in this matter, the Qualifica Centers were created in 2016. Our curricular internship took place at the Qualifica Center of the School of Hotel Management and Tourism of Coimbra, from September 2022 to May 2023, within the scope of the Master's Degree in Educational Sciences at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, with the main role of being a Technician of Orientation, Recognition, and Validation of Competencies (TORVC).The Qualifica Centers are the only ones that offer the Recognition, Validation, and Certification of Competencies (RVCC) process as a training and qualifying option for adults seeking to obtain basic or secondary level qualifications. Therefore, in recent years, the Qualifica Centers have been highly sought after by adult individuals, due to the successful nature of the process and the support provided by TORVC throughout the qualifying journey it is a crucial aspect for the successful of individuals courses.Thus, this report entitled "The role of a Technician of Orientation, Recognition and Validation of Competencies in a Qualifica Center" provides a description of our role as intern, functions, and all significant activities carried out with adult individuals seeking to have their competencies certified.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/108982
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

30
checked on Apr 30, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons