Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/108982
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVieira, Cristina Maria Coimbra-
dc.contributor.authorCosta, Sara Carreiro da-
dc.date.accessioned2023-09-26T22:00:34Z-
dc.date.available2023-09-26T22:00:34Z-
dc.date.issued2023-07-21-
dc.date.submitted2023-09-26-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/108982-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractA Educação de Adultos tem cada vez mais um papel fundamental em todo o mundo, sobretudo devido à valorização da educação e formação ao longo da vida e às exigências elevadas de qualificações e de formação. Neste sentido, o aumento das qualificações de pessoas adultas é uma grande preocupação, visto que se assiste a uma grande valorização de pessoas qualificadas não só pelas entidades empregadoras, mas também pelos próprios adultos, de querem ver as suas competências certificadas, numa sociedade, também, qualificada.É, desta forma, que se verifica uma aposta nas políticas públicas, por parte do Governo, para para o aumento de pessoas adultas qualificadas e certificadas. Depois de vários avanços e retrocessos nesta matéria, foi em 2016 que foram criados os Centros Qualifica. O nosso estágio curricular foi realizado no Centro Qualifica da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, desde de setembro de 2022 até maio de 2023, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sendo a nossa principal função a de Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências (TORVC).Os Centros Qualifica são os únicos que dispõem, como oferta formativa e qualificante, do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) para os adultos que pretendem obter o nível básico ou nível secundário. Assim, os Centros Qualifica têm tido, nos últimos anos, uma grande adesão por parte de pessoas adultas, por ser um processo que tem tido bastante sucesso, e o acompanhamento da TORVC do início até ao fim do percurso qualificante é um aspeto crucial para a conclusão com êxito dos percursos individuais.Desta maneira, o presente relatório designado “O papel de uma Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências num Centro Qualifica”, faz uma descrição do nosso papel enquanto estagiária, das funções e de todas as atividades significativas que realizamos junto de pessoas adultas que procuram e querem ver as suas competências certificadas.por
dc.description.abstractAdult Education plays an increasingly fundamental role worldwide, mainly due to the valorisation of lifelong education and training, as well as the high demands for qualifications and training. In this sense, the increase in qualifications for adult individuals is a major concern, as there is a significant appreciation for qualified individuals not only by employers but also by adults themselves, who seek to have their competencies certified in a qualified society.It is through this that an investment in public policies by the Government is observed, aiming at the development of adult education in Portugal and consequently, a significant increase in qualified and certified adult individuals. After many advances and setbacks in this matter, the Qualifica Centers were created in 2016. Our curricular internship took place at the Qualifica Center of the School of Hotel Management and Tourism of Coimbra, from September 2022 to May 2023, within the scope of the Master's Degree in Educational Sciences at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, with the main role of being a Technician of Orientation, Recognition, and Validation of Competencies (TORVC).The Qualifica Centers are the only ones that offer the Recognition, Validation, and Certification of Competencies (RVCC) process as a training and qualifying option for adults seeking to obtain basic or secondary level qualifications. Therefore, in recent years, the Qualifica Centers have been highly sought after by adult individuals, due to the successful nature of the process and the support provided by TORVC throughout the qualifying journey it is a crucial aspect for the successful of individuals courses.Thus, this report entitled "The role of a Technician of Orientation, Recognition and Validation of Competencies in a Qualifica Center" provides a description of our role as intern, functions, and all significant activities carried out with adult individuals seeking to have their competencies certified.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducação de Adultospor
dc.subjectQualificação e Certificaçãopor
dc.subjectPopulação Ativapor
dc.subjectProcesso de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competênciaspor
dc.subjectTécnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competênciaspor
dc.subjectAdult Educationeng
dc.subjectQualification and Certificationeng
dc.subjectActive populationeng
dc.subjectRecognition, Validation and Certification of Competencies Processeng
dc.subjectTechnician of Orientation, Recognition and Validation of Competencieseng
dc.titleO papel de uma Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências num Centro Qualificapor
dc.title.alternativeThe role of a Technician of Orientation, Recognition and Validation of Competencies in a Qualifica Centereng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCentro Qualifica da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra-
degois.publication.titleO papel de uma Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências num Centro Qualificapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203358163-
dc.subject.fosCiências sociais::Educação-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCosta, Sara Carreiro da::0009-0009-6979-7461-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriAlcoforado, Joaquim Luis Medeiros-
uc.degree.elementojuriAlmeida, António Carlos Pestana Fragoso de-
uc.degree.elementojuriVieira, Cristina Maria Coimbra-
uc.contributor.advisorVieira, Cristina Maria Coimbra-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s)

30
checked on May 15, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons