Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/108870
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPinho, Maria Salomé-
dc.contributor.authorOliveira, Marta-
dc.contributor.authorFonseca, António Castro-
dc.date.accessioned2023-09-21T11:05:18Z-
dc.date.available2023-09-21T11:05:18Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn0102-3772pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/108870-
dc.description.abstractA coleta de relatos retrospetivos constitui um procedimento frequente em psicologia. Neste estudo, analisou-se, em uma amostra de adultos jovens não institucionalizados, a consistência desses relatos sobre diversas experiências da infância (vitimação, medos, dificuldades de aprendizagem), confrontando-os com os relatos atuais dos seus pais e/ou professores. Os resultados mostraram uma relação significativa entre os relatos retrospetivos dos próprios participantes e as informações atuais fornecidas pelas outras fontes, exceto para os medos na infância. A magnitude dessa relação variou entre pequena e média. Com base nesses resultados, sugere-se que, nos estudos que recorram a relatos retrospetivos e atuais,indiquem-se medidas de relação entre relatos, bem como a sua magnitude, de modo a melhor se avaliar a qualidade das inferências baseadas nesses relatos.pt
dc.description.abstractRetrospective self-reports are a common procedure in psychology. The aim of the present study was to analyze, in a large sample of not institutionalized young adults, the consistency of their reports on several childhood experiences (victimization, fears, learning difficulties), by contrasting them with concurrent reports provided by their parents and/or teachers. Results showed a significant relationship between participants` retrospective self-reports and concurrent information provided by other sources, with the exception of childhood fears. The size of that relationship varied between poor and average. Accordingly, it is recommended that studies using retrospective self-reports provide a measure of the relationship between reports, as well as a size measure, so that the quality of inferences based on these reports could be more easily evaluated.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherDepartamento de Psicologia, Universidade de Brasiliapt
dc.relationPTDC/PSI-PED/104849/2008pt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectmemórias da infânciapt
dc.subjectmemória autobiográficapt
dc.subjectconsistência de recordaçõespt
dc.subjectauto-relatopt
dc.subjectearly memoriespt
dc.subjectautobiographical memorypt
dc.subjectconsistency of memoriespt
dc.subjectself-reportpt
dc.titleA Consistência das Memórias da Infânciapt
dc.title.alternativeThe consistency of childhood memoriespt
dc.typearticle-
degois.publication.issue3pt
degois.publication.titlePsicologia: Teoria e Pesquisapt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.1590/0102-3772e32328pt
degois.publication.volume32pt
dc.date.embargo2016-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypearticle-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.author.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.author.orcid0000-0001-9786-2819-
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s)

53
checked on May 8, 2024

Download(s)

10
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons