Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/108864
Título: Alternativas para a Inserção do Gás da Bacia de Santos na Matriz Energética Estudo de Caso: Cidade de Santos
Autor: Awazu, Ricardo de Mello
Orientador: Santos, Edmilson Moutinho dos
Palavras-chave: Gás Natural; Energia Elétrica; Consumo Residencial de Energia; Energia na Cidade de Santos; Planejamento Energético; Planejamento Integrado de Recursos; Eficiência Energética; Eletrotermia.
Data: 2008
Local de edição ou do evento: Universidade de São Paulo
Resumo: A dificuldade do gás natural em penetrar no mercado residencial e competir com os usos térmicos da energia elétrica é o objeto principal de análise deste trabalho, o qual procurará sustentar que, em centros urbanos onde o gás canalizado é ou será uma realidade, sua utilização mais ampla não deve ser em um contexto de competição predatória com os outros energéticos, mas de complementação estratégica do sistema energético como um todo. O uso térmico da eletricidade gera demanda e não consumo para as concessionárias de energia elétrica, ou seja, em curto espaço de tempo, dentro do chamado período de ponta do sistema elétrico, há uma concentração de uso do chuveiro elétrico, que exige uma importante infra-estrutura de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, para atender essa demanda pontual de fins térmicos, operando com significativos níveis de ociosidade no resto do tempo. Por outro lado, em muitos centros urbanos, com maior densidade populacional, a disponibilidade de gás natural canalizado teoricamente viabiliza a substituição da eletrotermia pelo aquecimento de água a gás. Para as companhias de distribuição de gás, o mercado de água quente é essencial para a viabilização econômica das redes e consolidação do mercado residencial. O gás canalizado apenas para fins de cocção conduz a redes extremamente custosas e de baixa utilização. Neste trabalho, tomando-se como estudo de caso a cidade de Santos, discute-se dentro de uma perspectiva mais ampla, como um planejamento integrado dos recursos pode levar em conta os investimentos a serem realizados, que conduzam a um melhor uso dos energéticos e das redes de distribuição de gás natural e energia elétrica, gerando ganhos para sociedade. Sugere-se, como conclusão, que uma abordagem integrada da questão energética, no caso a cidade de Santos, leve à redução do uso residencial da energia elétrica para fins térmicos, e garanta a disponibilidade desta para outros usos, sem maiores investimentos por parte da distribuidora. E por outro lado, o gás natural será incorporado à matriz energética local de forma eficiente, garantindo o desenvolvimento do seu mercado, que terá impactos sobre toda a Baixada Santista, integrando interesses desde a produção offshore na Bacia de Santos até o seu uso final dentro da própria região.
Descrição: Documentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros
URI: https://hdl.handle.net/10316/108864
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Ricardo-Awazu_Dissertação.pdfDocumentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros911.36 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

54
Visto em 17/jul/2024

Downloads

39
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.