Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/108810
Título: | Fragmentación y Edición en el Libro del Desasosiego | Autor: | Giménez, Diego | Palavras-chave: | Fernando Pessoa; Livro do Desassossego; Interpretação; Fragmento; Edição electrónica | Data: | 30-Jun-2013 | Editora: | Universidade de Coimbra | Projeto: | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/PTDC/CLE-LLI/118713/2010/PT/No Problem Has a Solution: A Digital Archive of the Book of Disquiet | Título da revista, periódico, livro ou evento: | MATLIT: Materialidades da Literatura | Volume: | 1 | Número: | 1 | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | El presente artículo sostiene que las diferentes ediciones del Livro do Desassossegoson en cierta manera una desfiguraciónen la medida que el editortomadecisiones que el escritor no tomó sobre variables textuales y selección de fragmentos.1Dentro de la modernidad, donde el «Livro» acontece como horizonte utópico, Pessoa presenta una escritura que no cierra y que, por tanto, deja abierta a la interpretación. Asimismo, intentaré desarrollar cómo la mediación (interpretación) sobre un texto queda reflejada en elementos gráficos que crean significado. El proceso de escritura pasa por diferentes etapas desde el momento inicial en que el escritor plasma sobre el papel la primera letra hasta la publicación de lo escrito en el formato que sea. La edición digital puede ser concebida como una forma de poner de manifiesto que la escritura se basa en un proceso de selección. Palavras-chave:Fernando Pessoa; Livro do Desassossego; Interpretação; Fragmento; Edição Electrónica. Este artigo argumenta que as diferentes edições do Livro do Desassossego são de certa forma uma desfiguração na medida em que tomam decisões que o escritor não tomou sobre variantes textuais e seleção de fragmentos. Na modernidade, na qual o “Livro” se apresenta como horizonte utópico, Pessoa produz uma escrita que não se fecha e que, portanto, permanece aberta à interpretação. Além disso, tentarei mostrar como a mediação (interpretação) de um texto se reflete em elementos gráficos que criam significado. O processo de escrita passa por diferentes etapas desde a inscrição da primeira letra no papel até ao momento de publicação seja em que formato for. A edição digital pode ser concebida como uma forma de mostrar que a escrita se baseia num processo de seleção. This article argues that the various editions of the Book of Disquiet represent some defacement. The editor makes decisions that the writer did not take on textual variables and selection of fragments. In modernity the "book" emerges as a utopian horizon. Pessoa's writing is not finished and, therefore, remains open to interpretation. Also, I'll try to show how mediation (interpretation) upon a text is reflected in graphic elements that create meaning. The writing process goes through various stages from the initial inscription of letters on paper to the moment of publication in whatever format. A digital edition can be conceived as a way to show that writing is based on a selection process. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/108810 | ISSN: | 2182-8830 | DOI: | 10.14195/2182-8830_1-1_3 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CLP - Artigos em Revistas Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1613-Texto do Artigo-4584-2-10-20130823.pdf | 707.7 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
84
Visto em 24/jul/2024
Downloads
38
Visto em 24/jul/2024
Google ScholarTM
Verificar
Altmetric
Altmetric
Este registo está protegido por Licença Creative Commons