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https://hdl.handle.net/10316/108568
Título: | Mads-Web: Metodologia Aplicada ao Desenvolvimento Seguro de Aplicações Web | Autor: | Silva, Rodrigo Ronner Tertulino | Orientador: | Lima, Rommel Wladimir Leite, Cicilia Raquel Maia |
Palavras-chave: | Hackers. Segurança. Moodle. Penetração. Vulnerabilidade. | Data: | 2014 | Local de edição ou do evento: | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte | Resumo: | A escalabilidade, portabilidade e fácil acesso providos pela plataforma Web têm popularizado seu uso no desenvolvimento de diversas aplicações. Porém, o crescente número de incidentes de segurança levanta preocupações quanto à sua seguridade. Uma parte destes incidentes decorre da falta de consideração de segurança durante as etapas de desenvolvimento, pois é comum que não sejam utilizadas técnicas para mitigação e prevenção de falhas de segurança no ciclo de vida de desenvolvimento de um software. A segurança da informação e o desenvolvimento de sistemas são áreas que neste trabalho estão integradas no ciclo de desenvolvimento de um software. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo implementar uma Metodologia Aplicada ao Desenvolvimento Seguro de Aplicações Web (MADS-WEB), por meio da utilização de práticas de segurança de software ao longo do ciclo de vida do software. Neste sentido a metodologia tem como principal intuito orientar equipes de desenvolvimento que procuram fornecer segurança em software durante seu ciclo de desenvolvimento. Ainda com o resultado da metodologia MADS-WEB, foram desenvolvidas etapas e fases que proporcionem de forma sistemática uma visão sobre a forma como o software deve ser desenvolvido, levando em consideração os aspectos de seguranças durante seu ciclo de desenvolvimento. Como resultados desse processo foram realizados os testes de penetração com o propósito de validar a metodologia, a fim de comprovar e evidenciar falhas existentes que poderiam ter sido mitigadas com a inclusão de atividades de segurança no seu ciclo de desenvolvimento. Para validação da metodologia foi escolhido o Moodle para a realização dos testes pelo fato de ser um software Web bastante difundido e utilizado para a educação a distância. | Descrição: | Documentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros | URI: | https://hdl.handle.net/10316/108568 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Rodrigo-Silva - Dissertação.pdf | Documentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros | 7.63 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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