Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/108530
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCaetano, Ana Paula-
dc.contributor.authorFreire, Isabel-
dc.contributor.authorSimão, Ana Margarida Veiga-
dc.contributor.authorMartins, Maria José D.-
dc.contributor.authorPessoa, Maria Teresa-
dc.date.accessioned2023-08-31T10:58:23Z-
dc.date.available2023-08-31T10:58:23Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn1517-9702pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/108530-
dc.description.abstractNeste artigo, apresenta-se uma parte do estudo extensivo do projeto Cyberbullying – um diagnóstico da situação em Portugal, com a aplicação de um questionário a 3.525 adolescentes no 6.º, 8.º e 11.º níveis de escolaridade. Com vista à caracterização do cyberbullying, pretendeu-se contribuir para a identificação e interpretação das emoções experienciadas pelos jovens envolvidos, quer como vítimas, quer como agressores em situações de cyberbullying. Os dados revelam que a tristeza, a vontade de vingança e o medo são as emoções mais frequentes das vítimas, enquanto a satisfação, a indiferença e o alívio são aquelas que os agressores mais vivenciam. Revelam ainda diferenças significativas entre as emoções experienciadas pelas vítimas e aquelas que os agressores lhes atribuem, o que, podendo ser um indicador da falta de empatia destes últimos, requer o desenvolvimento de uma educação emocional dos jovens. Verificam-se algumas diferenças significativas em relação ao nível de escolaridade, sexo, escola e município, nomeadamente: na maior incidência de emoções como a tristeza, o medo, a insegurança e a vontade de vingança nas vítimas do sexo masculino; mais sentimentos de insegurança, de alívio, de confusão e desorientação nas jovens agressoras; emoções associadas a impotência e falta de apoio, experimentadas pelos jovens no papel de vítimas, mais numas escolas do que noutras. Esses dados levam-nos a refletir sobre formas de agir no sentido da prevenção do cyberbullying.pt
dc.description.abstractThis paper presents a part of the extensive study of the project Cyberbullying – A Diagnosis of the Situation in Portugal, which applied a questionnaire to 3,525 teenagers in the 6th, 8th and 11th schooling levels. In order to characterize cyberbullying, we have sought to contribute to the identification and interpretation of emotions experienced by the youngsters involved as victims or offenders in cyberbullying situations. The data reveal that sadness, desire for revenge, and fear are the most frequent emotions of the victims, while satisfaction, indifference and relief are those that the offenders experience the most. Data also reveal significant differences between the emotions experienced by victims and those that offenders attributed to them, which can be an indicator of the lack of empathy of the latter and thus requires the development of an emotional education of youngsters. Some significant differences have been found concerning schooling level, sex, school, and municipality, namely: a higher incidence of emotions such as sadness, fear, insecurity, and the desire for revenge among male victims; more feelings of insecurity, relief, confusion, and disorientation among young female offenders; emotions associated with impotence and lack of support experienced by youngsters in the role of victims, more in some schools than in others. These data lead us to reflect on how to take action to prevent cyberbullying.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Sao Paulopt
dc.relationPTDC/CPE-CED/108563/2008pt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt
dc.subjectEmoçõespt
dc.subjectCyberbullyingpt
dc.subjectEmoções moraispt
dc.subjectCompetências emocionaispt
dc.subjectEmotionspt
dc.subjectCyberbullyingpt
dc.subjectMoral emotionspt
dc.subjectEmotional competenciespt
dc.titleEmoções no cyberbullying: um estudo com adolescentes portuguesespt
dc.title.alternativeEmotions in Cyberbullying: A study with Portuguese teenagerspt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage199pt
degois.publication.lastPage212pt
degois.publication.issue1pt
degois.publication.titleEducacao e Pesquisapt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.1590/S1517-9702201603138125pt
degois.publication.volume42pt
dc.date.embargo2016-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypearticle-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s)

62
checked on May 8, 2024

Download(s)

16
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons