Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/108466
Título: O Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra nas coleções do Museu Nacional Machado de Castro
Outros títulos: Coimbra's Monastery of Santa Cruz in the collections of the Nacional Museum of Machado de Castro
Autor: Marreiros, Beatriz Correia
Orientador: Quadros, Sandra Patrícia Antunes Ferreira da Costa Saldanha e
Palavras-chave: Museu Nacional de Machado de Castro; Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra; Identificação; Salvaguarda; Extinção das Ordens Religiosas; Nacional Museum of Machado de Castro; Monastery of Santa Cruz; Identification; Safeguard; Extinction of Religious Orders
Data: 14-Fev-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: O Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra nas coleções do Museu Nacional Machado de Castro
Local de edição ou do evento: Museu Nacional de Machado de Castro
Resumo: Na sequência da Extinção das Ordens Religiosas, em 1834, o património artístico destas instituições passou por um processo que o conduziu à sua descontextualização, bem como à perda de muitas obras. Para a sua salvaguarda, grande parte deste espólio foi levado para instituições, como o Museu Nacional de Machado de Castro, que albergou um conjunto destes objetos patrimoniais, oriundo dos vários conventos da região de Coimbra. Processo que passou por um levantamento das várias peças, e pelo seu inventário, só as obras de maior valor (como peças de ourivesaria) seriam consideradas. Da análise da documentação, contudo, verifica-se que pouco deste património trouxe consigo alguma informação, nomeadamente, quanto à sua proveniência, autoria ou datação, razão pela qual, várias peças das coleções dos museus permanecem anónimas.Face a este panorama, vários autores têm procurado investir na contextualização destas obras, através da investigação arquivística que, todavia, se revela hoje ainda muito lacunar. De facto, o processo de investigação sobre este património é importantíssimo para o seu conhecimento, mas acarreta vários problemas e lacunas. Entre estas podemos destacar a ausência de fontes de informação e, frequentemente, dados erróneos. Este relatório de estágio é realizado no âmbito de um processo de investigação em torno do património artístico do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, com base nas peças conservadas nas coleções do MNMC e visa assegurar a sua identificação. Contudo, sendo um relatório de estágio, contempla ainda as várias etapas do processo desta formação no Museu.
Given the Extinction of Religious Orders, in 1834, the artistic patrimony of this Institutions underwent a process which has led to their decontextualization, as well as the loss of many art pieces. For its safeguard, a large part of this collection was taken to institutions, for example, the Nacional Museum of Machado de Castro, which housed a set of these patrimonial objects, from the various convents in the region of Coimbra.This process that went through a survey of the various pieces and their inventory, only the works of greater value (such as pieces of jewelry) would be considered. From the analysis of documentation, however, it appears that little of this patrimony brought with it any information, namely as to its origin, authorship, or dating, which is why several pieces from the museum collections remain anonymous. Faced with this scenario, several authors have sought to invest in the contextualization of these work, through archival research, which is still very incomplete. In fact, the research process in favor of this patrimony is extremely important for its knowledge, but it brings several problems and gaps. Among these we can highlight the absence of information sources and, frequent, erroneous data.This internship report is carried out as part of a research process around the artistic patrimony of the Monastery of Santa Cruz of Coimbra, based on the pieces preserved in the MNMC collections and aims to ensure their identification. However, being an internship report, it also contemplates the various stages of this training process at the Museum.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Arte e Património apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/108466
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
BeatrizMarreiros_versaofinal.pdf6.98 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

43
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons