Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/108460
Título: Expressões de Localização Espacial: Desenvolvimento de Materiais Pedagógicos para Aprendentes de PLNM do Nível A1
Outros títulos: Spatial Expressions: Development of Pedagogical Materials for Non-Native Learners of Portuguese - Level A1
Autor: ZIHUI, LI
Orientador: Martins, Cristina dos Santos Pereira
Santos, Isabel Maria de Almeida
Palavras-chave: spatial expressions; development of pedagogical materials; Portuguese as a non-native language; distance teaching; nível A1; expressões de localização espacial; desenvolvimento de materiais pedagógicos; português como língua não materna; ensino a distância; level A1
Data: 11-Jul-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Expressões de Localização Espacial: Desenvolvimento de Materiais Pedagógicos para Aprendentes de PLNM do Nível A1
Local de edição ou do evento: FLUC
Resumo: O presente projeto tem como objetivo principal desenvolver materiais pedagógicos para a aquisição/aprendizagem das expressões de localização espacial por parte de aprendentes de português como língua não materna (PLNM) do nível A1. Os materiais construídos servem para auxiliar, aprofundar e avaliar o reconhecimento e o uso destas expressões. O projeto integra-se nas atividades do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de PLNM da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, criado no contexto do projeto internacional E-LENGUA, prevendo-se a inclusão dos materiais elaborados no curso A1 deste laboratório. Desta forma, contribui para a aquisição/aprendizagem no contexto instrucional, permitindo, através dos recursos e das atividades de feedback automático criados, a aprendizagem autónoma dos aprendentes de PLNM. O projeto divide-se em duas partes. Abordam-se, na Parte I (enquadramento), as noções espaciais nos três referenciais principais para o ensino do PLNM e os aspetos linguísticos importantes relativamente às expressões de localização espacial para aprendentes de PLNM do nível A1. Apresentam-se, na segunda parte, os recursos e atividades instrucionais construídos neste projeto para aprendentes de PLNM do nível A1, em função das noções espaciais do nível A1 apresentadas no Referencial Camões PLE.Com o presente projeto, pretende-se contribuir para enriquecer os materiais instrucionais centrados nas expressões de localização espacial e concebidos para aprendentes de PLNM do nível A1.
The main objective of the present project is to develop pedagogical materials for the acquisition/learning of spatial expressions by non-native learners of Portuguese - level A1. The project is an activity of the Portuguese as a Non-Native Language (PNNL) Teaching and Learning Laboratory of the Faculty of Arts and Humanities of the University of Coimbra, created in the context of the E-LENGUA international project. The aim is to include the materials developed in the laboratory's A1 course. In this way, this project contributes to the acquisition/learning of PNNL by learners in an instructional context, allowing, through the resources and the automatic feedback activities created, autonomous learning. The project is divided into two parts. In Part I, spatial notions in the three main frameworks for teaching PNNL (Referencial Camões PLE, QECRL e QuaREPE) and important linguistic aspects of spatial expressions for non-native learners of Portuguese at level A1 are presented. The second part consists of the resources and instructional activities built for non-native learners of Portuguese at level A1 in this project, based on the spatial notions established for level A1 in the Referencial Camões PLE. Spatial expressions are part of the fundamental knowledge that beginning learners of PNNL must know. There are few studies, however, specifically on the instructional materials development for learners of PNNL at level A1. Therefore, with this project, we intend to add to the existing instructional materials focused on spatial expressions for non-native learners of Portuguese of level A1.
Descrição: Trabalho de Projeto do Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/108460
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
Trabalho de Projeto - LI ZIHUI (1).pdf13.74 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

83
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons