Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/108454
Título: As TIG na exploração dos problemas urbanos em contexto de sala de aula
Outros títulos: TIG in tackling urban problems in the classroom context
Autor: Vale, Patrícia Alexandra Naita
Orientador: Rodrigues, Albano Augusto Figueiredo
Palavras-chave: Geography; Education; Geographical Information Technologies; Cities; Coimbra; Geografia; Ensino; Tecnologias de Informação Geográfica; Cidades; Coimbra
Data: 30-Jun-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: As TIG na exploração dos problemas urbanos em contexto de sala de aula
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: TIG in tackling urban problems in the classroom contextThis report presents the results for the application of a didactic strategy developed during the pedagogical internship associated to the master’s degree in Geography Teaching in the 3rd Cycle of Elementary and Secondary Education at the Faculty of Arts and Humanities of the University of Coimbra. The internship took place at the Elementary School Martim de Freitas Basic, in Coimbra, and the strategy was applied during the Geography and Citizenship and Development classes to an 8th grade class.The didactic strategy focused on the theme "Areas of Human Settlement", specifically on Cities, with a focus on urban problems and solutions.The main objective of this didactic strategy is to identify urban problems at the local and European levels, using Google Maps and Google Earth, and propose solutions that will be shared in an online portfolio and an open discussion forum for the entire local community. Additionally, the aim was to assess the impact of cooperative learning on students and the contribution of Geography to the development of active citizenship, using this issue as a framework.After its implementation, it was concluded that the activity helped to consolidate the knowledge related to the studied topic. Moreover, the use of geographical information technologies such as Google Maps and Google Earth motivated the students to engage in the activity. Regarding cooperative learning, although there were difficulties in interacting with different group members, they recognized the importance of working in partnership, being aware that it is an important skill for their future. Finally, it was observed that the study Cities contributes to raising students' awareness of territorial problems, arousing their interest in getting involved in local political decision-making.
As TIG na exploração dos problemas urbanos em contexto de sala de aulaO presente relatório, que apresenta os resultados da aplicação de uma estratégia didática desenvolvida ao longo do estágio pedagógico, foi realizado no âmbito do Mestrado de Ensino em Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O estágio decorreu na Escola Básica 2, 3 Martim de Freitas, em Coimbra, e a estratégia foi aplicada no âmbito das disciplinas de Geografia e de Cidadania e Desenvolvimento a uma turma do 8.º de escolaridade. A estratégia incidiu no tema “Áreas de fixação humana”, mais concretamente nas Cidades, com enfoque nos problemas urbanos e soluções. O objetivo principal desta estratégia didática é a identificação dos problemas urbanos às escalas local e europeia, recorrendo ao Google Maps e ao Google Earth, bem como a apresentação e discussão de propostas de solução por parte dos alunos, que serão divulgadas num portfólio online e num fórum de discussão aberto a toda a comunidade. Este tema permitiu ainda explorar o impacto da aprendizagem cooperativa nos alunos e o contributo da Geografia para o desenvolvimento da cidadania ativa. Após a aplicação da estratégia, concluiu-se que a atividade ajudou na consolidação dos conhecimentos relacionados com o tema em estudo e que a utilização de tecnologias de informação geográfica, no caso o Google Maps e o Google Earth, motivaram os discentes a realizar a atividade. No que toca à aprendizagem cooperativa, embora tenha havido dificuldades em termos de relacionamento entre os elementos do grupo, os alunos reconhecem a importância de trabalhar em parceria, estando conscientes de que se trata de uma competência importante para o futuro. Por fim, verificou-se que este tema é adequado para sensibilizar os alunos no que toca aos problemas do território, despertando interesse para o seu envolvimento nas decisões políticas aplicadas à escala local.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/108454
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
PatriciaVale_versaofinal.pdf12.7 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

37
Visto em 15/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons