Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/108429
Título: A Diversidade Cultural na Escola: Construindo Pontes com a Comunidade Cigana
Outros títulos: The Cultural Diversity in School: Building Bridges with the Romani Community
Autor: Moura, Jorge Mário Cardoso de
Orientador: Castro, Maria de Fátima Grilo Velez de
Palavras-chave: Diversidade Cultural; Escola; Diálogo Intercultural; Comunidade Cigana; Educação; Cultural Diversity; School; Intercultural Dialogue; Romani Community; Education
Data: 27-Jun-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: A Diversidade Cultural na Escola: Construindo Pontes com a Comunidade Cigana
Local de edição ou do evento: Mourão
Resumo: This report is part of the "Seminário I" and "Seminário II" curricular units of the Master's degree in Geography Teaching for the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education, carried out at the Agrupamento de Escolas de Mourão, during the academic year 2022/2023. This research focuses on the topics of "Cultural Diversity" and the "Romani Community in Portugal", with the goal of answering the question: "What is the importance of the school in the present/life project of young people in the Romani community in Mourão?" A case study was carried out with students, parents of Romani ethnicity from the 2nd and 3rd cycles, as well as teachers from Agrupamento de Escolas de Mourão. The objectives of this study were to understand the size of the Romani community in the Agrupamento de Escolas de Mourão; recognize the significance attributed by Romani parents to the role of the school in their children's education; identify the attributes attributed to school by Romani children; and identify the characteristics attributed by teachers to Romani students and parents in terms of how they experience school. This report provides insights into the unique challenges faced by the Romani community in education and the role of the school in shaping the future of young people from this community in Mourão. In this research, a mixed methodology - questionnaire survey - was used, which involved a qualitative and quantitative approach to the collected information from the study group(s).Through the study conducted at Agrupamento de Escolas de Mourão, it was possible to identify that the Romani community represents approximately 35% of the students, being more representative in the 2nd cycle of Basic Education. Parents of this community consider the school to be fundamental to the professional success of their children, expressing a positive relationship with the institution and teachers. Romani students appreciate the teaching skills and positive personality of the teachers, attributing various qualities to the school, even while facing challenges regarding the future. Teachers associate the words "culture" and "lack of interest" with the Romani community. Both the relationship of parents and Romani students with the school are considered negative, alleging a lack of interest, cooperation, and motivation as structural aspects. The cooperation between the school and the community can help overcome social and cultural barriers and ensure the educational inclusion of the Romani community. Education is an instrument of social change and inclusion.
O presente relatório surge no âmbito das unidades curriculares “Seminário I” e “Seminário II” do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário realizado no Agrupamento de Escolas de Mourão, ao longo do ano letivo de 2022/2023. Esta investigação debruça-se sobre as temáticas da “Diversidade cultural” e da “Comunidade Cigana em Portugal”, e tem como ponto de partida a questão: “Qual a importância da Escola no presente/projeto de vida dos jovens da comunidade cigana em Mourão?”. Foi realizado um estudo de caso aos alunos, encarregados de educação do 2º e 3º Ciclo da comunidade cigana e aos docentes do Agrupamento de Escolas de Mourão. Os objetivos deste estudo passaram por conhecer a dimensão da comunidade cigana no Agrupamento de Escolas de Mourão; reconhecer o significado atribuído pelos encarregados de educação de etnia cigana ao papel da escola na educação dos seus filhos; identificar os atributos atribuídos à escola pelas crianças ciganas e identificar as características atribuídas pelos professores aos alunos e encarregados de educação de etnia cigana no que se refere à sua forma de viver a escola. Nesta investigação foi utilizada uma metodologia mista – inquérito por questionário – envolvendo uma abordagem qualitativa e quantitativa da informação recolhida, junto do(s) grupo(s) de estudo. Através do estudo realizado no Agrupamento de Escolas de Mourão, foi possível identificar que a comunidade cigana representa cerca de 35% dos estudantes, sendo mais representativa no 2º Ciclo do Ensino Básico. Os encarregados de educação desta comunidade consideram a escola fundamental para o sucesso profissional dos seus filhos, expressando uma relação positiva com a instituição e professores. Já os alunos ciganos apreciam as habilidades de ensino e a personalidade positiva dos docentes, atribuindo diversas qualidades à escola, mesmo enfrentando desafios quanto ao futuro. Os professores associam à comunidade cigana as palavras "cultura" e "desinteresse". Tanto a relação dos encarregados de educação, quanto dos alunos ciganos com a escola, é considerada como negativa, alegando a falta de interesse, cooperação e motivação como aspetos estruturais. A cooperação entre a escola e a comunidade pode ajudar a ultrapassar os obstáculos sociais e culturais e garantir a inclusão educacional da comunidade cigana. A educação é um instrumento de modificação social e inclusão.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/108429
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

132
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons