Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/108351
Título: Revolução dos Cravos e educação popular. As associações de educação popular em Portugal (1974-1986)
Outros títulos: The Carnation Revolution and Popular Education. Popular Education Movements in Portugal (1974-1986)
Autor: Marie, Pierre 
Palavras-chave: Educação Popular; Animação Cultural; Processo Revolucionário Português; Associativismo; Educação de Adultos; Popular Education; Cultural Animation; Portuguese Revolucionary Process; Associative Movement; Adults Education
Data: 2017
Editora: Universidade de Coimbra - Faculdade de Letras
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista de Historia da Sociedade e da Cultura
Volume: 17
Resumo: O processo revolucionário português iniciou uma importante transformação do país. Um projeto educativo alternativo cresceu com base nas associações de educação popular. O desenvolvimento do movimento associativo permitiu ações de alfabetização e de animação cultural nas comunidades. O Estado apoiou estas iniciativas durante o período revolucionário. Com este trabalho, pretendemos reconstituir a trajetória do projeto de educação popular, desde o seu nascimento até à adesão portuguesa à CEE em 1986. A consolidação do regime democrático em Portugal após 1976 teve consequências no projeto educativo. Os movimentos de educação popular enfrentaram um isolamento crescente. O Estado caraterizou-se por uma ação fragmentada, enquanto as associações constituíram um pilar de continuidade deste projeto de educação popular. Apesar de iniciativas nacionais e regionais, o projeto de educação popular foi enfraquecido com a convergência europeia, a crise do associativismo e a escolarização da educação de adultos.
The portuguese revolucionary process initiated a major transformation of the country. An alternative educacional project emerged, based on the popular education associations. The development of the associative movement allowed for alfabetization and cultural animation among communities. The State supported those iniciatives during the revolucionary period. With this work, we would like to reconstruct the trajectory of the popular education project from its birth till the portuguese membership within the EEC, in 1986. The consolidation of the democratic regime in Portugal after 1976 had results on the educacional project. Popular education movements faced growing isolement. The State was caracterized by a fragmentated action, while the associations stood for a continuity element of this popular education project. Despite nacional and regional iniciative, the popular education project declined due to european convergence, associations’ crisis and transformation of adults education.
URI: https://hdl.handle.net/10316/108351
ISSN: 2183-8615
1645-2259
DOI: 10.14195/1645-2259_17_17
Direitos: openAccess
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