Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/108344
Título: Atividade experimental "hands-on" para o estudo das características de um gerador (pilha voltaica) e de um recetor (voltâmetro) com material simples, de fácil acesso e baixo custo
Outros títulos: Hands-on classroom experiments to study the characteristics of an electric generator (voltaic cell) and receiver (voltameter) using simple, low-cost and easy-access materials
Autor: Oliveira, Filipa 
Paixão, José António 
Palavras-chave: ensino experimental “hands-on”; lei de Ohm generalizada,; gerador e recetor elétrico; voltâmetro e motor elétrico; Experimental teaching “hands-on”; generalized Ohm’s law; electric generator and receptor; voltameter and electric motor
Data: 2016
Editora: Sociedade Brasileira de Fisica
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista Brasileira de Ensino de Fisica
Volume: 39
Número: 1
Resumo: No âmbito de um amplo estudo sobre o ensino experimental da Física foram investigadas algumas causas dos problemas dos alunos portugueses nesta área. Para ajudar a solucionar estes problemas, procurámos intervir e desenvolver um conjunto de kits experimentais com vários graus de complexidade, que foram aplicados a duas amostras de estudantes (alunos da pr´e-sele¸c˜ao ol´ımpica e alunos de escolas secund´arias em Portugal). Neste artigo ´e apresentada uma das experiˆencias simples destes kits “Estudo das caracter´ısticas de um gerador (pilha voltaica) e de um recetor (voltâmetro)” que foi testada em ambiente de sala de aula, em algumas escolas. O voltâmetro é construído pelos alunos recorrendo a materiais de baixo custo e fácil acesso. Apresentamos algumas sugestões metodológicas disponibilizadas aos professores e os resultados das experiências nos grupos experimental e de controlo.
As part of a comprehensive study on the experimental teaching of physics, some causes for the problems faced by Portuguese students in this area were investigated. In order to contribute to the solution of these problems, we developed a set of experimental kits with varying degrees of complexity, which were applied to two samples of students (students of the Physics Olympiads pre-selection cohort and other high school students in Portugal). This article presents one of these kits ”Study of the characteristics of a generator (voltaic cell) and a receiver (voltameter)” which was tested in the classroom environment in some schools. The voltameter (electrolytic cell) is built by students using widely available, low cost materials. Some methodological suggestions made available to the teachers and the results obtained with the two sets of students are also presented.
URI: https://hdl.handle.net/10316/108344
ISSN: 1806-1117
DOI: 10.1590/1806-9126-rbef-2016-0179
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Física - Artigos em Revistas Internacionais

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

47
Visto em 31/jul/2024

Downloads

18
Visto em 31/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons