Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/107948
Título: Live preview and coding assistance tool for Virtual Reality programming with A-Frame
Outros títulos: Ferramenta de pré-visualização em direto e assistência de programação para Realidade Virtual com A-Frame
Autor: Morgado, Gustavo José Fernandes
Orientador: Mendes, António José Nunes
Cardoso, Jorge Carlos dos Santos
Palavras-chave: Pré-visualização; A-Frame; Glitch; Programação; IDE; Live Preview; A-Frame; Glitch; Programming; IDE
Data: 18-Jul-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Live preview and coding assistance tool for Virtual Reality programming with A-Frame
Local de edição ou do evento: DEI
Resumo: O processo de aprender a programar em realidade virtual pode ser árduo. Não só obriga o programador a pensar no espaço tridimensional, como também obriga o utilizador a visualizar os resultados da sua programação em tempos e espaços separados, introduzindo uma quebra no ritmo da programação e diminuindo a velocidade de trabalho.Por este motivo, existe a necessidade de uma ferramenta de assistência à programação para ajudar os programadores a visualizar mais claramente as alterações que efectuam. Optámos por trabalhar na plataforma Glitch, um editor popular que suporta a framework A-Frame, que é utilizada para a programação de realidade virtual. Para além disso, também serão adicionadas funcionalidades que podem ajudar os principiantes a habituarem-se melhor à framework, ao lado de programadores mais veteranos que podem apreciar uma melhoria na experiência de programação em A-Frame.Este relatório apresentará as diferentes fases do processo de desenvolvimento da ferramenta de programação, começando com alguns testes da framework A-Frame, seguidos de uma pesquisa sobre o funcionamento da plataforma Glitch, uma revisão do estado da arte, sucessida pela decisão das metodologias implementadas no projeto, do planeamento do projeto e de todas as decisões tomadas no processo de desenvolvimento e nos testes de usabilidade.Seguindo esta abordagem, o objetivo é fornecer uma ferramenta de assistência à proogramação robusta e de fácil utilização para a programação de realidade virtual com A-Frame. Esta ferramenta não só facilitará a visualização das alterações ao código, como também melhorará a experiência geral de programação, permitindo que programadores de diferentes níveis de especialização aproveitem todo o potencial do A-Frame nas suas aplicações de realidade virtual.
The process of learning how to program in virtual reality can be an arduous one. Not only does it involve the programmer to think in the three-dimensional space, it also obligates the user to view the results of their coding in separate times and spaces, introducing a break in the momentum of programming and slowing down the working speed.Due to this, there is a need for a coding assistance tool in order to help programmers more clearly visualize the changes that they make. We chose to work on the Glitch platform, a popular editor that supports the A-frame framework used for programming virtual reality. In addition, it will also be added features that can help beginners get better used to the framework, alongside more veteran programmers who can appreciate an improvement on the experience of programming in A-Frame.This report will present the different phases of the development process of the coding tool, starting with some testing of the A-Frame framework, followed by a research on how the Glitch platform works, a review of the state of art, followed by the decision of the methodologies implemented on the project, the planning of the project, and all the decisions taken in the development process and the usability testing.By following this approach, the aim is to deliver a robust and user-friendly coding assistance tool for virtual reality programming with A-Frame. This tool will not only facilitate the visualization of code changes but also enhance the overall programming experience, empowering programmers of varying expertise levels to harness the full potential of A-Frame in their virtual reality applications.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/107948
Direitos: openAccess
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