Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/107502
Título: | Influência familiar e a mobilidade educacional de pós-graduandos negros | Outros títulos: | Family influence and educational mobility of black graduate students | Autor: | Silva, Marcos Antonio Batista da Sawaia, Bader Burihan |
Palavras-chave: | Apoio familiar; Mobilidade educacional; Relações étnico-raciais; Family support; Educational mobility; Ethnic-racial relations | Data: | 2018 | Editora: | Universitat Autonoma de Barcelona | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Athenea Digital | Volume: | 18 | Número: | 3 | Resumo: | Este artigo discute a influência familiar na mobilidade educacional de pós-graduandos
negros. Os relatos apresentados fazem parte de uma pesquisa de doutorado
em Psicologia Social desenvolvida na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
(PUC-SP), que investigou trajetórias de negros na pós-graduação. As análises
dos relatos possibilitam reflexões que oferecem elementos que ampliam a discussão
sobre o tema das relações étnico-raciais, família e educação. Os pesquisados
enfatizam a importância do apoio das famílias para a realização dos projetos de
vida acadêmica. Identificamos também que a reduzida escolaridade dos pais não
foi impedimento para que eles acompanhassem, orientassem e contribuíssem para
a extensão dos estudos dos filhos. Desde a infância, os entrevistados tiveram um
convívio com narrativas sobre racismo e desigualdades sociais no ambiente familiar
e fora dele. This article discusses the familiar influence on the educational mobility of black graduate students. The reports presented are part of a PhD research in Social Psychology developed at the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP), which investigated the trajectories of blacks in postgraduate studies. The analysis of the reports allows reflections that offer elements that broaden the discussion on the theme of ethnic-racial relations, family and education. Respondents emphasize the importance of family support for the achievement of academic life projects. We also identified that the parents' reduced level of education did not prevent them from accompanying, guiding and contributing to the length of their children's studies. Since childhood, the interviewees have been living with narratives about racism and social inequalities in the family environment and outside it. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/107502 | ISSN: | 1578-8946 2014-4539 |
DOI: | 10.5565/rev/athenea.2150 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Family-influence-and-educational-mobility-of-black-graduate-studentsAthenea-Digital.pdf | 195.32 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
58
Visto em 8/mai/2024
Downloads
28
Visto em 8/mai/2024
Google ScholarTM
Verificar
Altmetric
Altmetric
Este registo está protegido por Licença Creative Commons