Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/10722
Título: Relatório de estágio : [estágio realizado entre Março e Setembro de 2007 na empresa] Rui Costa e Sousa & Irmão S.A.
Autor: Sousa, Patrícia Vieira Costa e 
Orientador: Carvalho, Fernando
Amaral, Paulo
Palavras-chave: Rui Costa e Sousa e Irmão S. A., estudo de casos, ondela.; Gestão de empresas.; Comércio do bacalhau.; Indústria do bacalhau.
Data: 28-Nov-2008
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular “Estágio Curricular”, com vista à conclusão do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. O estágio tem como objectivo primordial complementar a formação académica na medida em que proporciona ao estudante universitário a oportunidade de um primeiro contacto com o mundo empresarial, assim como a oportunidade de poder aplicar os seus conhecimentos adquiridos no percurso da licenciatura e mestrado. O projecto desenvolveu-se durante sete meses, de Março a Setembro de 2007 inclusive e, teve como tema a internacionalização, na empresa Rui Costa e Sousa e Irmão S.A (adiante também designada por RCSI), repartido entre Brasil (na sua filial Brascod) e Portugal, devido a questões de segurança. Este estágio teve como orientadores o Prof. Doutor Fernando Carvalho, orientador científico e docente na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e o Dr. Paulo Amaral, Director Geral da Brascod, filial do grupo Rui Costa e Sousa e Irmão S.A no Brasil. O presente relatório está dividido em cinco partes. A primeira é dedicada ao diagnóstico da situação actual, em que começo por fazer uma abordagem ao historial da empresa, passando a uma análise estratégica, quer interna quer da envolvente sectorial, concluindo a primeira parte com a definição de negócio da empresa. Na segunda parte faço a análise internacional levada a cabo pela RCSI, de salientar que o relatório de estágio destina-se não só a descrever actividades realizadas ao longo do tempo, como enquadrar o trabalho efectuado com todo o conhecimento adquirido durante a licenciatura e mestrado. Assim, passo em revista a prática de exportações da empresa, e caracterizo o processo de investimento directo no Brasil, quer através da análise de distâncias, quer pelo marketing mix desenhado para esta internacionalização. Termino esta parte com a síntese de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para a empresa no seu contexto actual de presença internacional. A terceira parte é dedicada as tarefas desempenhadas durante o estágio, tendo como principais áreas de trabalho a Administrativa e Comercial, tendo participado também em feiras internacionais. Tendo em conta os planos futuros de alargamento da presença internacional, na quarta parte do trabalho apresentei pistas para a abordagem a futuros processos de internacionalização que me parecem mais adequados e oportunos. Na quinta e última parte apresento uma análise crítica, conclusão e articulação do estágio com cadeiras leccionadas durante a licenciatura e mestrado. São várias as fontes de informação indirecta apresentadas ao longo deste relatório, que foram obtidas em sites da internet destacando-se os da RCSI e do INE, acrescidos de meios de comunicação social e associações empresariais portuguesas e internacionais.
Descrição: Relatório de estágio no âmbito do mestrado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/10722
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FEUC- Teses de Mestrado

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

477
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.