Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/105982
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCunha, João Miguel Andrade Proença da-
dc.contributor.advisorMartins, Pedro José Mendes-
dc.contributor.authorGonçalves, Hugo Filipe Fernandes-
dc.date.accessioned2023-03-15T23:01:56Z-
dc.date.available2023-03-15T23:01:56Z-
dc.date.issued2022-07-14-
dc.date.submitted2023-03-15-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/105982-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractO ser humano está hoje intrinsecamente ligado às novas tecnologias. Esta relação está na base da criação de um novo mundo, um mundo digital. O ciberespaço é então uma realidade presente na vida de qualquer civilização moderna. Trata-se de um ambiente digital, onde cada participante troca informação com outros participantes que navegam no mesmo ambiente digital. Tendo em conta este novo espaço digital e seus intervenientes, tornou-se fundamental perceber de que forma o ciberespaço se exprime visualmente. Para isso recorreu-se a um estudo deste novo ambiente, juntamente com um estudo de identidade visual, que permitisse uma representação visual desse mesmo ambiente. Com esse objetivo em mente, procurou-se perceber este novo mundo digital, o ciberespaço, e para este, traçar uma identidade visual que o represente. O objetivo principal é, assim, criar e explorar uma representação visual do ciberespaço, do seu próprio ambiente, dos seus utilizadores e das trocas de informação exercidas por estes. Esta dissertação apresenta uma Identidade Visual do Ciberespaço, conseguida através da análise e perceção do mesmo a par com um processo de criação e implementação de uma identidade visual para este espaço e seus envolventes. Desta dissertação resulta uma plataforma web desenvolvida com o intuito de criar e pôr em prática essa mesma Identidade Visual do Ciberespaço.Para isso foi criado e desenvolvido todo um trabalho de pesquisa, experimentação e implementação de soluções que permitissem alcançar a identidade visual traçada.Podemos, assim, afirmar que a identidade visual desenvolvida representa o ciberespaço na sua totalidade.por
dc.description.abstractNowadays, people are intrinsically connected to new technologies. This interconnection is based on the creation of a new world, a digital world. Cyberspace is a reality in our modern social life, a recent space, with its own characteristics and participants. It is about a digital environment, in which each participant exchanges information with other participants navigating on the same digital environment. Considering this new digital space and its participants, it becomes critical to understand how to represent cyberspace visually. To this end, this new environment is deeply studied and a visually recognition survey it is conducted to enable visual representation of cyberspace. In this context, I look forward to understanding this new digital world, cyberspace, and tracking down the visual identities that represent it through this paper. The main goal is to create and explore visual representations of cyberspace, its own environment, its users and the communication between them. This thesis shows how the visual identity of cyberspace projects and involves the analysis and perception of itself, and the process of creating and implementing visual representations on that space. In conclusion, the result is the development of a platform web aimed at creating and implementing the same cyberspace visual identity. For this, a whole research work, experimentation and implementation of solutions was created and developed that would allow achieving the visual identity traced.We can thus say that the visual identity developed represents cyberspace in its entirety.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
dc.subjectDesign e Multimédiapor
dc.subjectCiberespaçopor
dc.subjectIdentidade Visualpor
dc.subjectMundo Digitalpor
dc.subjectWeb Designpor
dc.subjectMedia Designeng
dc.subjectCyberspaceeng
dc.subjectVisual Identityeng
dc.subjectDigital Worldeng
dc.subjectWeb Designeng
dc.titleIdentidade Visual do Ciberespaçopor
dc.title.alternativeCyberspace Visual Identityeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEI | FCTUC-
degois.publication.titleIdentidade Visual do Ciberespaçopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203250133-
thesis.degree.disciplineÁudio-visuais e produção dos media-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorGonçalves, Hugo Filipe Fernandes::0000-0002-0228-2553-
uc.degree.classification13-
uc.degree.presidentejuriRoque, Licínio Gomes-
uc.degree.elementojuriBoavida, Ana Madalena de Sousa Vasconcelos Matos-
uc.degree.elementojuriMartins, Pedro José Mendes-
uc.contributor.advisorCunha, João Miguel Andrade Proença da::0000-0001-6502-3500-
uc.contributor.advisorMartins, Pedro José Mendes::0000-0002-3630-7034-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissertação 2.pdf4.59 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato simples

Visualizações de página

49
Visto em 16/jul/2024

Downloads

45
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons