Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/105958
Title: Design de um videojogo português como artefacto cultural
Other Titles: Design of a Portuguese Videogame as Cultural Artefact
Authors: Barreira, Daniel José Cabugueira
Orientador: Roque, Licínio Gomes
Pereira, Luís Manuel Santos Lucas Bento
Keywords: Design de Jogos; Cultura Portuguesa,; Video Jogos; Game Design; Portuguese Culture; Video Games
Issue Date: 30-Jan-2023
Serial title, monograph or event: Design de um videojogo português como artefacto cultural
Place of publication or event: CISUC
Abstract: Design de um Videojogo Português como Artefacto Cultural, assume-se como um projeto teórico e prático que pretende tirar partido da recente popularidade e crescente influência dos videojogos. Com o objetivo de conceber uma demo de videojogo que se transforme num artefacto cultural, que se conecte à Cultura Portuguesa, com o objetivo de demonstrar a compatibilidade entre ambas. Esta dissertação começa por recolher ideias sobre como os videojogos se tornam parte da cultura, passando pelo significado de cultura, jogo, artefactos culturais e videojogos, ao mesmo tempo mencionando o impacto dos videojogos na cultura e na sociedade em geral. Além disso, o projeto investiga dois videojogos comerciais, sendo estes a série Yakuza e Kingdom Come: Deliverance, usando os como exemplos de como os videojogos podem ressoar com elementos ou padrões culturais. Além disso, são discutidos vários jogos de produção portuguesa que têm como inspiração a história e a cultura portuguesas. Por fim, uma reflexão sobre a cultura portuguesa é escrita como uma tentativa de defini-la. O design da demo de um videojogo vai seguir várias técnicas e métodos de design de jogos. O processo de desenvolvimento do protótipo será um processo de aprendizagem documentado sobre as várias áreas que complementam design de jogos, e ferramentas como Godot game engine, no qual a demo será desenvolvida. Após a produção de uma versão estável, testes de User Experience serão aplicados durante sessões de playtesting com o protótipo. Os resultados serão depois rigorosamente analisados e discutidos, de forma a confirmar se o projeto atingiu o seu objetivo.
Design of a Portuguese Videogame as a Cultural Artefact, stands as a both theoretical and practical project that intends to take advantage of the recent growing popularity and influence of video games. In order to design a video game demo that becomes a cultural artefact, that connects to Portuguese Culture, with the objective to demonstrate the compatibility between the two. This dissertation starts by collecting insights on video games becoming part of culture, by going through the meaning of culture, play, cultural artefacts and video games, while also mentioning the impact of video games on the wider culture and society. Furthermore, the project then delves into two mainstream video games, these being the Yakuza series and Kingdom Come: Deliverance, and uses them as examples of how video games can resonate with cultural elements or patterns. Moreover, a number of Portuguese made games that have Portuguese history and culture as inspiration are discussed. Finally, a reflection about Portuguese culture is written as an attempt to define it. The design of the video game demo will follow a number of game design techniques and methods. The process of developing the prototype will be a documented learning process about the various areas that complement game design, and tools like the Godot game engine, in which the demo will be developed. After a stable version is produced, User Experience tests will be applied, during playtesting sessions with the prototype. The results gathered from these will then be rigorously analysed and discussed, in order to confirm if the project succeeds in its goal.
Description: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/105958
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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