Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/105958
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dc.contributor.advisorRoque, Licínio Gomes-
dc.contributor.advisorPereira, Luís Manuel Santos Lucas Bento-
dc.contributor.authorBarreira, Daniel José Cabugueira-
dc.date.accessioned2023-03-15T23:00:43Z-
dc.date.available2023-03-15T23:00:43Z-
dc.date.issued2023-01-30-
dc.date.submitted2023-03-15-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/105958-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractDesign de um Videojogo Português como Artefacto Cultural, assume-se como um projeto teórico e prático que pretende tirar partido da recente popularidade e crescente influência dos videojogos. Com o objetivo de conceber uma demo de videojogo que se transforme num artefacto cultural, que se conecte à Cultura Portuguesa, com o objetivo de demonstrar a compatibilidade entre ambas. Esta dissertação começa por recolher ideias sobre como os videojogos se tornam parte da cultura, passando pelo significado de cultura, jogo, artefactos culturais e videojogos, ao mesmo tempo mencionando o impacto dos videojogos na cultura e na sociedade em geral. Além disso, o projeto investiga dois videojogos comerciais, sendo estes a série Yakuza e Kingdom Come: Deliverance, usando os como exemplos de como os videojogos podem ressoar com elementos ou padrões culturais. Além disso, são discutidos vários jogos de produção portuguesa que têm como inspiração a história e a cultura portuguesas. Por fim, uma reflexão sobre a cultura portuguesa é escrita como uma tentativa de defini-la. O design da demo de um videojogo vai seguir várias técnicas e métodos de design de jogos. O processo de desenvolvimento do protótipo será um processo de aprendizagem documentado sobre as várias áreas que complementam design de jogos, e ferramentas como Godot game engine, no qual a demo será desenvolvida. Após a produção de uma versão estável, testes de User Experience serão aplicados durante sessões de playtesting com o protótipo. Os resultados serão depois rigorosamente analisados e discutidos, de forma a confirmar se o projeto atingiu o seu objetivo.por
dc.description.abstractDesign of a Portuguese Videogame as a Cultural Artefact, stands as a both theoretical and practical project that intends to take advantage of the recent growing popularity and influence of video games. In order to design a video game demo that becomes a cultural artefact, that connects to Portuguese Culture, with the objective to demonstrate the compatibility between the two. This dissertation starts by collecting insights on video games becoming part of culture, by going through the meaning of culture, play, cultural artefacts and video games, while also mentioning the impact of video games on the wider culture and society. Furthermore, the project then delves into two mainstream video games, these being the Yakuza series and Kingdom Come: Deliverance, and uses them as examples of how video games can resonate with cultural elements or patterns. Moreover, a number of Portuguese made games that have Portuguese history and culture as inspiration are discussed. Finally, a reflection about Portuguese culture is written as an attempt to define it. The design of the video game demo will follow a number of game design techniques and methods. The process of developing the prototype will be a documented learning process about the various areas that complement game design, and tools like the Godot game engine, in which the demo will be developed. After a stable version is produced, User Experience tests will be applied, during playtesting sessions with the prototype. The results gathered from these will then be rigorously analysed and discussed, in order to confirm if the project succeeds in its goal.eng
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectDesign de Jogospor
dc.subjectCultura Portuguesa,por
dc.subjectVideo Jogospor
dc.subjectGame Designeng
dc.subjectPortuguese Cultureeng
dc.subjectVideo Gameseng
dc.titleDesign de um videojogo português como artefacto culturaleng
dc.title.alternativeDesign of a Portuguese Videogame as Cultural Artefactpor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCISUC-
degois.publication.titleDesign de um videojogo português como artefacto culturaleng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203250109-
thesis.degree.disciplineÁudio-visuais e produção dos media-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorBarreira, Daniel José Cabugueira::0000-0001-5821-4106-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriMartins, Pedro José Mendes-
uc.degree.elementojuriRoque, Licínio Gomes-
uc.degree.elementojuriCoelho, Nuno Miguel Cabral Carreira-
uc.contributor.advisorRoque, Licínio Gomes::0000-0002-1911-2788-
uc.contributor.advisorPereira, Luís Manuel Santos Lucas Bento::0000-0002-3161-6495-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1en-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1911-2788-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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