Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/105839
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Maria Isabel Gomes dos-
dc.contributor.authorBreda, Ana Maria Reis D'Azevedo-
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Margarida Pisco-
dc.date.accessioned2023-03-10T11:17:31Z-
dc.date.available2023-03-10T11:17:31Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.issn1980-4415pt
dc.identifier.issn0103-636Xpt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/105839-
dc.description.abstractO raciocínio e a construção do sentido espacial são capacidades essenciais em todos os processos de aprendizagem e compreensão matemática de crianças com desenvolvimento típico. Em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), estas capacidades se tornam ainda muito mais significativas, considerando o papel relevante que desempenham para uma vida independente bem-sucedida. O uso da tecnologia é referido como uma forma eficaz de trabalhar o conteúdo acadêmico com crianças com PEA, possibilitando a criação de ambientes criativos e construtivos onde se podem desenvolver atividades diferenciadas, significativas e de qualidade. No entanto, o desenvolvimento de aplicações tecnológicas para crianças e jovens com PEA continua a merecer pouca atenção, nomeadamente as que dizem respeito ao desenvolvimento do pensamento geométrico. O objetivo deste artigo é relatar os principais resultados obtidos com crianças com PEA utilizando o ambiente digital Learning Environment on Mathematics for Autistic Children desenvolvido, particularmente, no que se refere à promoção das suas capacidades matemáticas fundamentais em geometria. O “PISA 2015 Mathematics Framework” foi a base teórica utilizada para a recolha dos dados, cuja análise, para além de situar o pensamento geométrico dos alunos participantes entre parcialmente estruturado e estruturado, apontou, também, para o redesenho de algumas das atividades implementadas no ambiente digital, tendo em vista a promoção do pensamento geométrico.pt
dc.description.abstractReasoning and sense-making are essential capabilities in all mathematical learning and understanding processes, in children with typical development. In children with Autism Spectrum Disorder (ASD), these capabilities become much more significant, considering their importance for a successful independent living. The use of technology is considered an effective way to work academic content with children with ASD enabling the creation of creative and constructive environments where we can be develop differentiated, meaningful, and qualitative activities. However, the development of technological applications for children and youth with ASD continues to attract little attention, namely the ones regarding the development of geometric thinking. The purpose of this paper is to report the main results obtained with children with ASD using the digital Learning Environment on Mathematics for Autistic Children developed, particularly regarding the promotion of their fundamental mathematical capabilities in geometry. The “PISA 2015 Mathematics Framework” was the theoretical basis for the data collection. Its analysis allowed to place the geometric thought of the participating students between partially-structured and structured and has also pointed to the redesign of some of the activities implemented in the digital environment, in view of the promotion of geometric thinking.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherBOLEMA Departamento de Matematicapt
dc.relationUID/MAT/04106/2020pt
dc.relationSFRH / BD / 108154/2015pt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectTecnologias Digitaispt
dc.subjectRaciocínio Matemáticopt
dc.subjectAtividades de Aprendizagem Matemáticapt
dc.subjectCapacidades Matemáticas Fundamentais.pt
dc.subjectDigital technologiespt
dc.subjectMathematical reasoningpt
dc.subjectMathematical learning activitiespt
dc.subjectFundamental mathematical capabilitiespt
dc.titlePromover o Raciocínio Geométrico em Alunos com Perturbação do Espectro do Autismo através de um Ambiente Digitalpt
dc.title.alternativePromoting Geometric Reasoning in Students with Autism Spectrum Disorder through a Digital Environmentpt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage375pt
degois.publication.lastPage398pt
degois.publication.issue67pt
degois.publication.titleBolema - Mathematics Education Bulletinpt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.1590/1980-4415v34n67a02pt
degois.publication.volume34pt
dc.date.embargo2020-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
crisitem.author.orcid0000-0001-7076-707X-
Appears in Collections:FCTUC Matemática - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
Show simple item record

SCOPUSTM   
Citations

2
checked on May 20, 2024

Page view(s)

39
checked on May 14, 2024

Download(s)

30
checked on May 14, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons