Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/105119
Título: O que se ensina nos estudos de género em Portugal: uma análise bibliométrica dos planos curriculares
Outros títulos: What is taught in gender studies in Portugal: a bibliometric analysis of the syllabi
Autor: Santos, Caynnã de Camargo
Lopes, Mónica 
Vieira, Cristina Coimbra 
Ferreira, Virgínia 
Palavras-chave: Estudos de Gênero; Conteúdos programáticos; Ensino Superior; Bibliometria; Gender Studies; Programmatic contents; Higher Education; Bibliometrics
Data: 2-Dez-2022
Editora: Universidade Federal de Santa Catarina
Projeto: PTDC/SOC-ASO/7173/2020 
Título da revista, periódico, livro ou evento: Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação
Volume: 27
Número: 1
Local de edição ou do evento: Florianópolis
Resumo: Objetivo: Mapear e identificar padrões de referenciação bibliográfica nos programas das unidades curriculares dos cursos de Mestrado e Doutoramento em Estudos sobre as Mulheres, de Gênero e Feministas (EMGF) oferecidos por Universidades Públicas Portuguesas. Método: Análise bibliométrica das 448 referências indicadas nas 84 unidades curriculares que compõem os três cursos de doutoramento e quatro de mestrado, em EMGF, em funcionamento no ano letivo de 2021-22. Resultado: As referências mais comumente mobilizadas nos cursos analisados são livros publicados a partir da década de 1990, com preponderância da autoria individual. A produção bibliográfica nacional é prevalecente, embora se verifique um peso significativo de referências publicadas em outros países da Europa e América do Norte, sobretudo em países e por autores/as anglófonos/as. O perfil de referências é diverso, em termos de procedência disciplinar das autorias, embora essencialmente circunscrita às Ciências Sociais e Humanas. Similarmente, são diversificadas as temáticas abordadas, com particular destaque atribuído à problemática das Identidades e das Sexualidades, na qual o diálogo com as áreas das Ciências Naturais se faz mais presente. Conclusões: O estudo permite delinear um perfil de oferta formativa em EMGF atualmente disponível em Portugal, eminentemente teórico, marcadamente pós-estruturalista, interdisciplinar, com notável abertura aos debates conduzidos em outros países, mas com parca representação de obras e autores/as dos países do Sul Global, refletindo o anglo-eurocentrismo das bibliografias atualmente recomendadas.
Objective: To map and identify bibliographic referencing patterns in the syllabi of master’s and Ph.D. courses in Women's, Gender, and Feminist Studies (WGFS) offered by Portuguese Public Universities. Methods: Bibliometric analysis of the 448 references listed in the 84 course units that make up the three doctoral and four master's degree programs in WGFS, running in the 2021-22 academic year. Results: The most commonly used references in the analyzed courses are books published from the 1990s onwards, with a preponderance of individual authorship. The national bibliographic production is prevalent, although there is a significant weight of references published in other countries of Europe and North America, especially in English-speaking countries and by anglophone authors. The profile of references is diverse, in terms of the disciplinary origin of the authors, although essentially limited to the social sciences and humanities. Similarly, the themes addressed are diversified, with particular emphasis given to the problems of Identities and Sexualities, in which the dialogue with the areas of natural sciences is more present. Conclusions: The study allows us to delineate a profile of the WGFS training offer currently available in Portugal eminently theoretical, markedly post-structuralist, interdisciplinary, with remarkable opines to the debates conducted in other countries, but with scarce representation of works and authors from the Global South, reflecting the Anglo-Eurocentrism of the currently recommended bibliographies.
URI: https://hdl.handle.net/10316/105119
ISSN: 1518-2924
DOI: 10.5007/1518-2924.2022.e87522
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais

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