Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/105114
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMartinez, Luciana-
dc.date.accessioned2023-02-03T11:32:25Z-
dc.date.available2023-02-03T11:32:25Z-
dc.date.issued2022-12-06-
dc.identifier.issn2184-7010pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/105114-
dc.description.abstractEm diversos momentos de suas teses Sobre o conceito da História, Walter Benjamin afirma ser imperativo do historiador parar o tempo, fixar o passado e destacá-lo do “tempo vazio e homogêneo” do progresso (1994b, p. 229). O objeto histórico seria o tempo desta imobilização que “estilhaça o contínuo da história” (ibid., p. 262) em direção à redenção. Neste ensaio, proponho um percurso entre três fotografias, interpretadas aqui como imagens dialéticas capazes de condensar passado, presente e futuro num único instante. Através delas, sugiro que desenhemos rupturas na linha temporal do progresso e vislumbremos uma remontagem da história. O ponto de partida desta constelação de imagens é uma fotografia da reinauguração do Padrão dos Descobrimentos, em 1960, durante as Comemorações Henriquinas. Depois, veremos fotografias de Eduardo Viveiros de Castro em comunidades indígenas, nos anos 1980, e de Carlos Vergara no bloco de carnaval do Cacique de Ramos, no Rio de Janeiro, durante a década de 1970. No passado fixado por estas imagens, no tempo suspenso das fotografias, este trabalho vai buscar brechas para um futuro alternativo.pt
dc.description.abstractThroughout his Thesis on the Philosophy of History, Walter Benjamin claims it is mandatory for the historical materialist to arrest time, to seize the past and to detach it from the “homogeneous, empty time” of progress (2007, p. 261). The historical object would be, then, the time of this immobilization of the past that “blast[s] open the continuum of history” (ibid., p. 262). In this essay, I propose a tour between three photographs, read here as dialectical images capable of condensing past, present and future in a unique instant. Through their analysis, I suggest that we draw ruptures in the temporal line of progress and that we imagine a new montage of history. Our starting point is a photo of the Monument to the Discoveries, in Lisbon, in 1960, during the 5th centenary of the death of Henry the Navigator. Then, I will analyze photographs of Eduardo Viveiros de Castro taken in indigenous communities in the 1980s and of Carlos Vergara shot in Rio de Janeiro’s street carnival during the 1970s. In the past fixed in those images, in the suspended time of the photographs, this essay will search for breaches from which to build an alternative future.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherCEHUMpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt
dc.subjectFotografiapt
dc.subjectWalter Benjaminpt
dc.subjectBrasilpt
dc.subjectPortugalpt
dc.subjectHistóriapt
dc.subjectPhotographypt
dc.subjectWalter Benjaminpt
dc.subjectBrazilpt
dc.subjectPortugalpt
dc.subjectHistorypt
dc.titleA máscara de Salazar e outras fotografias: Uma história no futuro do pretéritopt
dc.title.alternativeThe mask of Salazar and other photographs: A history of what could have beenpt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage67pt
degois.publication.lastPage80pt
degois.publication.issue6pt
degois.publication.locationBragapt
degois.publication.titleRevista 2i: Estudos de Identidade e Intermedialidadept
dc.relation.publisherversionhttps://doi.org/10.21814/2i.3965pt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.21814/2i.3965pt
degois.publication.volume4pt
dc.date.embargo2022-12-06*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypearticle-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
A mascara de Salazar e outras fotografias.pdf3.54 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

108
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

50
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons