Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104987
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Daniel Neves da-
dc.contributor.authorSousa, Afonso Andrade Guedes Romão de-
dc.date.accessioned2023-01-26T23:03:48Z-
dc.date.available2023-01-26T23:03:48Z-
dc.date.issued2022-10-27-
dc.date.submitted2023-01-26-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/104987-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Sociologia apresentado à Faculdade de Economia-
dc.description.abstractO presente relatório pretende dar conta de um estágio curricular realizado no âmbito de um estudo executado pela Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN Portugal). Este consistiu na documentação e análise das consequências da pandemia COVID-19, particularmente do confinamento vivido durante os primeiros meses do ano de 2020 na saúde das crianças em idade escolar, com ênfase na sua saúde mental. A realização deste estágio, nos primeiros meses do ano de 2021, foi condicionada pela situação vivida neste período, que o orientou para um trabalho teórico e bibliográfico.O estudo pretendeu contribuir para a crescente literatura relativa aos impactos da pandemia de COVID-19 ao nível da saúde mental, privilegiando a análise de um setor demográfico que, embora menos afetado ao nível das complicações de saúde e de doença agravada, se encontra numa situação especial por sofrer as privações inerentes ao combate à pandemia numa época particularmente vulnerável das suas vidas: os seus anos formativos. Este estudo baseia-se em testemunhos de crianças em idade escolar, obtidos através da realização de focus groups pelo território nacional.O presente trabalho apresenta uma síntese alargada da revisão da literatura sobre a temática do estudo. De seguida, apresenta e discute o contexto empírico de implementação do estudo. tal permitiu dar conta das dinâmicas de pesquisa nas ciências sociais, marcadas pela confrontação, no terreno empírico, com contingências variadas e a necessidade de encontrar soluções adequadas, que por vezes alteram elementos variados do desenho inicial dos projetos de pesquisa. O relatório conclui com uma reflexão sobre os contributos e aprendizagens realizadas no decorrer do estágio.Os resultados do estudo deverão ser publicados no decorrer de 2022, encontrando- se em fase de redação e tratamento da informação à época da redação deste relatório.por
dc.description.abstractThe document in hand is an account of a curricular internship carried out in the context of a study planned and developed by the EAPN Portugal network. This study consisted in documenting and analyzing the consequences of the COVID-19 pandemic, particularly as the lockdown experienced in the early months of the year 2020 is concerned, on school-aged children’s health, emphasizing mental health. The completion of this internship was deeply conditioned by the pandemic situation in the first half of 2021, which oriented it toward a theoretical contribution to the study, as opposed to field work.This study aims to contribute to the growing body of literature concerning the impact of the aforementioned pandemic on mental health, prioritizing a demographic which, despite being at a reduced risk of severe illness and health complications, is faced with the deprivations inherent to the preventative measures implemented in the struggle against the virus at a particularly vulnerable stage in its life: its formative years. This study was based on the testimonies of school-aged children, obtained through a series of groups conducted throughout the country.This document presents, in synthetic form, the literature review conducted on this theme, whilst discussing the empirical context of the elaboration of the study. Such a context allowed for a deeper understanding of the dynamics of social science research as confronted by the various contingencies presented by the field itself, as well as the need to settle upon adequate solutions in response to these, sometimes radically altering several elements of the initial research project..In closing, this report includes reflections on the skills acquired in the course of the internship. The results of this study, currently being prepared, will be published in 2022.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectpandemiapor
dc.subjectsaúde mentalpor
dc.subjectconfinamentopor
dc.subjectcriançaspor
dc.subjectpandemiceng
dc.subjectmental healtheng
dc.subjectlockdowneng
dc.subjectchildreneng
dc.titleA Pandemia e a Saúde Mental das Crianças: Preparação de um Estudopor
dc.title.alternativeThe Pandemic and Children's Mental Health: Preparing a Studyeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationRede Europeia Anti-Pobreza (EAPN Portugal)-
degois.publication.titleA Pandemia e a Saúde Mental das Crianças: Preparação de um Estudopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203189817-
thesis.degree.disciplineSociologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Sociologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Economia-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSousa, Afonso Andrade Guedes Romão de::0000-0003-4077-6033-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriFerreira, António Manuel Carvalho Casimiro-
uc.degree.elementojuriCosta, Daniel Neves da-
uc.degree.elementojuriDuarte, Maria Madalena Santos-
uc.contributor.advisorCosta, Daniel Neves da::0000-0002-4055-8741-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
Relatório Estágio_Versão Final.pdf621.72 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

95
checked on Oct 15, 2024

Download(s)

54
checked on Oct 15, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons