Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104963
Título: How green strategic alliances influence sustainability and green organization identity: evidence for Chinese companies
Outros títulos: Como a aliança estratégica verde influencia a sustentabilidade e a identidade da organização verde: evidências das empresas chinesas
Autor: Bai, Xuesong
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes Matos
Palavras-chave: aliança estratégica verde; sustentabilidade; identidade organizacional verde; visão compartilhada social verde; valor compartilhado verde; green strategic alliance; sustainability; green organizational identity; green social shared vision; green shared value
Data: 20-Jun-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: How green strategic alliances influence sustainability and green organization identity: evidence for Chinese companies
Local de edição ou do evento: coimbra
Resumo: Este artigo tem como objetivo explorar o papel das alianças estratégicas verdes na sustentabilidade corporativa e na identidade organizacional verde. As alianças estratégicas verdes podem promover trocas e intercâmbios entre membros em todos os níveis, seja compartilhamento de tecnologia, fluxo de talentos ou promoção mútua de inovação de produtos, a fim de alcançar o desenvolvimento sustentável de suas respectivas empresas e alcançar uma competitividade verde mais substancial. Este estudo apresenta um modelo teórico testado usando modelagem de equações estruturais (MEV). Um questionário de 57 itens foi desenvolvido para explorar as relações sugeridas. Durante todo o processo, recebemos 303 questionários válidos de várias indústrias da China, que confirmaram nossa conjectura. Os resultados mostram que a aliança estratégica verde tem um papel positivo na promoção da visão compartilhada da sociedade verde, do valor compartilhado do verde e da identidade da organização verde, mas não há energia cinética positiva entre GSSV e GSValue. Esta investigação preenche a lacuna da investigação sobre a China e tem especial significado de referência para o futuro desenvolvimento das empresas portuguesas. Este estudo usa uma amostra de empresas chinesas e a teoria das alianças estratégicas para validar uma série de estudos anteriores. Verifica-se que, sob esse pano de fundo, algumas conclusões ainda são válidas, mas outras não. Portanto, mais pesquisas ainda são necessárias para confirmar a ampla aplicabilidade dos estudos anteriores. .
Since the 1970s, with the acceleration of the industrialization process, economic and social development has increased the demand and role of the environment, and the mutual feedback relationship between development and the environment has tended to deteriorate. In this paper, we aim to explore the role of green strategic alliances in corporate sustainability and green organizational identity. Green strategic alliances can promote exchanges and exchanges between members at all levels, whether it is technology sharing, talent flow, or mutual promotion of product innovation, to achieve the sustainable development of their respective enterprises and achieve more substantial green competitiveness. This study presents a theoretical model tested using structural equation modeling (SEM). A 57-item questionnaire was developed to explore suggested relationships. We received 303 valid questionnaires from various industries in China during the whole process, which verified our conjecture. The results show that the green strategic alliance has a positive role in promoting the shared vision of the green society, the shared value of the green, and the identity of the green organization, but there is no positive kinetic energy between GSSV and GSValue. This research fills the gap in research on China and has particular reference significance for the future development of Portuguese enterprises. This study uses a sample of Chinese enterprises and the theory of strategic alliances to validate several previous studies. It is found that some conclusions are still valid under this background, but some are not. Therefore, further research is still needed to confirm the broad applicability of the previous studies.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/104963
Direitos: openAccess
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