Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104890
Título: Internacionalização das PMEs de serviços tecnológicos portuguesas - Um caso de estudo contemporâneo
Outros títulos: Internationalization of Portuguese technological services SMEs - a contemporary case study
Autor: Leandro, Alberto José Oliveira Catarino
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes Matos
Palavras-chave: Estratégia; Internacionalização; Serviços de Outsourcing; Nearshoring; Aquisição; Strategy; Internationalization; Outsourcing Services; Nearshoring; Aquisition
Data: 26-Jul-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Internacionalização das PMEs de serviços tecnológicos portuguesas - Um caso de estudo contemporâneo
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente relatório de trabalho de projeto de mestrado aborda a internacionalização das PMEs portuguesas do setor tecnológico, e os seus desafios inerentes. A internacionalização é uma estratégia onde uma empresa expande a sua atividade para fora das suas fronteiras nacionais, o que poderá ocorrer de variadas formas. Uma vez que a globalização tem tido uma forte entoação de há uns anos a esta parte, a internacionalização das empresas portuguesas poderá ser de grande importância para a sua sobrevivência dado o aumento global da competitividade organizacional. De notar ainda que, certos modelos de negócio não são viáveis baseados apenas no mercado nacional, dado que este poderá não ser grande ou apetecível o suficiente para a realidade das PMEs portuguesas. Tal será possível observar no estudo de caso presente neste relatório. Além disso, o Investimento Direto Estrangeiro em Portugal, e o processo de internacionalização têm um peso significativo no PIB (Produto Interno Bruto) nacional, o que influência a própria competitividade nacional. Nesse sentido, foi aplicada uma metodologia qualitativa ao realizar quatro entrevistas a diferentes stakeholders do processo de aquisição internacional da BiLD Analytics por parte da Ascent. Através de uma análise desse e outros documentos essencialmente digitais, a atividade internacional destas empresas foi analisada, com intuito de perceber os contextos e desafios enfrentados pelas mesmas desde a sua primeira expansão para o exterior. Através deste estudo, foi possível concluir que fatores como o networking empresarial e a distância, seja ela cultural, administrativa, geográfica ou económica, são bastante relevantes para o fomento das relações internacionais. Foi ainda percetível identificar múltiplas influências na escolha do modo de entrada e percebeu-se que as empresas desta área, podem ser igualmente influenciadas por fatores internos e externos, não havendo predomínio de uma em relação a outra. Por fim, foi possível verificar que, independentemente das diferentes motivações e modos de entrada que possam existir de cada empresa, o processo de internacionalização permite melhorar a performance de ambas as organizações visadas no estudo.
This report addresses the internationalization of Portuguese SMEs in the technology sector and its inherent challenges. Internationalization is a strategy in which a company expands its activity outside national borders through different approachesHaving in mind that globalization has been growing strong over the last few decades and the business competitiveness is also increasing at a fast pace, internalization could be crucial to assure Portuguese companies’ survival.Note that for some business models is not viable to solely consider the domestic market, as it may not be large or attractive enough. In addition, Foreign Direct Investment and the internationalization process have a significant preponderance in the national GDP (Gross Domestic Product), which influences national competitiveness.In this study, a qualitative methodology was applied. This consisted of four interviews with different stakeholders from the Ascent acquisition process of BiLD Analytics company. These companies’ international activity was analysed to better understand the contexts and challenges faced by them since their rapid expansion abroad. This analysis was done through an examination of these interviews and other digital documents.Along with this study, it was possible to conclude that factors such as business networking and distance, whether cultural, administrative, geographic, or economic, are pretty relevant to promoting international relations. It was also possible to identify multiple influences in the choice of entry mode to the internal market and these could either be related to internal or external factors.Finally, it was possible to verify that, regardless of the different motivations and entry modes that may exist for each company, the internationalization process plays a crucial role for both companies to improve their performance.
Descrição: Trabalho de Projeto do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/104890
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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