Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104877
Título: Planeamento estratégico- O caso da Esquecer o Tempo, Lda.
Outros títulos: Strategic Planning- The case of Esquecer o Tempo, Lda.
Autor: Tomás, Carolina Vinhas
Orientador: Torres, Pedro Marcelo Amado Garcia da Rocha
Palavras-chave: Planeamento estratégico; Estratégia; Vantagem competitiva; Análise estratégica; Objetivos estratégicos; Strategic planning; Strategy; Competitive Advantage; Strategic Analysis; Strategic Objectives
Data: 29-Set-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Planeamento estratégico- O caso da Esquecer o Tempo, Lda.
Local de edição ou do evento: Rua dos Chãos nº10 Mourilhe, 3530-302 Mangualde
Resumo: Qualquer organização tem como objetivo alcançar o sucesso. O planeamento estratégico reúne os processos e análises necessárias de forma a guiar a empresa para que seja bem-sucedida no meio a que pertence. Por ser um processo dinâmico e sistemático, visa além do alcance dos objetivos e metas da organização, assegurar a adaptação da mesma às constantes alterações do meio em que se insere, bem como garantir uma resposta adequada às necessidades do cliente, criando e mantendo uma vantagem competitiva. É na necessidade de um planeamento estratégico para a Esquecer o Tempo, Lda. que surge este trabalho de projeto. De forma a sustentar e acompanhar as decisões estratégicas e a mudança organizacional ambicionadas no projeto 12 STEPS, que liderei durante o meu estágio profissional na empresa, apliquei, sustentados numa breve revisão da literatura, modelos e ferramentas de análise estratégica, de forma a identificar oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fracos. Ao longo da análise surgiram oportunidades como a tendência de crescimento do e-commerce e aumento da procura de artigo de ourivesaria, joalharia e relojoaria para homem, bem como ameaças decorrentes do poder negocial do cliente e da volatilidade da cotação dos metais preciosos. Já na análise interna à empresa, identifiquei pontos fortes como é o caso do conhecimento profundo do setor, reputação da marca e a captação de vários segmentos de clientes e pontos fracos, como por exemplo a posição atual da marca online e a dificuldade em priorizar investimentos. Na sequência da análise estratégica realizada, apresento uma recomendação relativamente à estratégia corporativa e competitiva a seguir pela empresa e várias recomendações estratégicas, nomeadamente priorizar o investimento no desenvolvimento e inovação da loja online e na oferta de produto para público masculino, adequar as campanhas de marketing aos diferentes segmentos alvo e desenvolver as páginas nas redes sociais.Este projeto permitiu-me a adquirir e consolidar conhecimentos de estratégia e contribuiu para a formulação estratégica da empresa.
Every organisation aims to achieve success. Strategic planning gathers the necessary processes and analyses to guide the company to be successful in its environment. As it is a dynamic and systematic process, it aims not only to achieve the company's objectives and goals, but also to ensure that the organisation adapts to the constant changes in its environment, as well as guaranteeing that the company's scope is adapted to customer needs, creating, and maintaining a competitive advantage.It is in the need of a strategic planning for “Esquecer o Tempo, Lda.,” that this work arises. In order to support and monitor the strategic decisions and the organisational change desired in the 12 STEPS project, which I led during my professional internship in the company, I used tools, based on literature review, to contextualise the organisation and identify opportunities, threats, strengths and weaknesses.Throughout the analysis, opportunities emerged, such as the growth trend of e-commerce and the increase in demand for gold smithery, jewellery and watchmaking articles for men, as well as threats arising from the negotiating power of the customer and the volatility of the price of precious metals. As for the internal analysis of the company, I identified strengths, such as the deep knowledge of the sector, the brand reputation and the attraction of various customer segments, but also weaknesses, such as the current position of the online brand and the difficulty in prioritising investments.Following the strategic analysis carried out, I present a recommendation regarding the corporate and competitive strategy to be followed by the company and several strategic recommendations namely, to prioritize the investment in the development and innovation of the online shop and in the product offer for male public, adapt the marketing campaigns to the different target segments and to develop the social networks pages.This project allowed me to acquire and consolidate knowledge regarding strategy and contributed to the strategic development of the company.
Descrição: Trabalho de Projeto do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/104877
Direitos: openAccess
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