Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1046
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dc.contributor.advisorSimões, António-
dc.contributor.authorVieira, Cristina Maria Coimbra-
dc.date.accessioned2008-06-25T17:00:59Z-
dc.date.available2008-06-25T17:00:59Z-
dc.date.issued2003-11-20en_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/1046-
dc.descriptionTese de doutoramento em Ciências da Educação (Psicologia da Educação) apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra-
dc.description.abstractInserida no âmbito do estudo das diferenças individuais no comportamento e das suas eventuais implicações para a educação, a investigação desenvolvida para a preparação desta dissertação teve como objectivo principal chamar a atenção para a problemática da educação diferencial em função do sexo, que é ministrada em contexto familiar. Sabe-se, com feito, que a preparação diferencial que os pais tendem a fazer do rapaz e da rapariga para o desempenho dos papéis de género repousa, muitas vezes, mais em crenças infundadas sobre as características e as capacidades de cada um dos sexos do que em conhecimentos produzidos pela via científica. Por este motivo, a investigação em educação tem um papel importante na possível correcção de certas práticas educativas, para que se verifique uma maior equidade de poder e de recursos entre homens e mulheres e as escolhas individuais sejam tão livres quanto possível, nos vários domínios da vida. Com o estudo não experimental, de carácter transversal e de tipo correlacional levado a efeito, com 597 sujeitos pertencentes a 227 famílias escolhidas aleatoriamente do Concelho de Coimbra, verificou-se que o modo como os pais e os filhos concebem a educação que devem receber o homem e a mulher parece ser, ainda, fortemente influenciado pelos estereótipos de género. Foi, ainda, notória a tendência das mulheres (mães e filhas) para emitirem opiniões menos estereotipadas a respeito da educação do que os homens (pais e filhos), tal como tem acontecido em estudos congéneres realizados em outros países. Atendendo a estes resultados, foram propostas diversas estratégias de actuação ao nível da família (e.g., educação de pais) e ao nível da escola (e.g., introdução das questões de género na formação inicial e contínua de docentes) para que a formação ministrada seja mais respeitadora das diferenças individuais, independentemente da categoria sexual de pertença. Defende-se, pois, que a educação não discriminatória beneficia tanto os rapazes como as raparigas e, dessa maneira conduz, em última instância, a relações mais igualitárias entre homens e mulheres.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsclosedAccess-
dc.subjectPsicologia da educaçãoen_US
dc.subjectPsicologia diferencial-
dc.subjectGénero -- desenvolvimento da identidade-
dc.titleEducação e desenvolvimento do género : os trilhos percorridos na famíliaen_US
dc.title.alternativeEducation and gender development : the pathways followed in the familyen
dc.typedoctoralThesisen
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextnone-
item.fulltextSem Texto completo-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-9814-1076-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento
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