Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104280
Título: Perspetiva temporal de futuro e a sua relação com as emoções de realização em sala de aula: estudo com estudantes do final do 3º ciclo e ensino secundário
Outros títulos: Future time perspective and its relation with achievement emotions felt in the classroom: a study with 9th, 10th, 11th and 12th grade students
Autor: Santos, Inês Alexandra Ribeiro
Orientador: Paixão, Maria Paula Barbas de Albuquerque
Palavras-chave: Perspetiva Temporal de Futuro; Sala de aula; Adolescentes; Emoções; Orientação e aconselhamento de carreira; Future time perspective; Classroom; Adolescents; Emotions; School guidance and counseling
Data: 28-Out-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Perspetiva temporal de futuro e a sua relação com as emoções de realização em sala de aula: estudo com estudantes do final do 3º ciclo e ensino secundário
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: O presente estudo tem como principal objetivo analisar as relações entre as emoções de realização sentidas em contexto de sala de aula e a Perspetiva Temporal de Futuro em uma amostra de estudantes dos 9º, 10º, 11º e 12º anos. Para analisar esta relação, recorreu-se ao Questionário de Perspetiva Temporal de Futuro (Peetsma, 1992) e à Escala das Emoções, em contexto de sala de aula (Pekrun & Goetz, 2005), como instrumentos de medida. A amostra do estudo é constituída por 345 estudantes dos quatro anos letivos. Destes estudantes, 127 estudavam no 9º ano, 79 frequentavam o 10º ano, 68 estudavam no 11º ano e os restantes 71 frequentavam o 12º ano. Da amostra total, 191 identificavam-se com o género feminino, 144 com o género masculino, 3 como não-binários, 2 como “outro género” e 5 preferiram não dizer.Verificou-se a existência de relações estatisticamente significativas entre uma PTF de longo prazo positiva, tanto ao nível dos estudos e carreira profissional, como do desenvolvimento pessoal e o prazer; ainda na área do desenvolvimento pessoal e das emoções, também se verificaram relações significativas entre os dois géneros predominantes; e na área dos estudos e carreira, verificaram-se diferenças significativas em função do ano letivo frequentado e do rendimento escolar.A compreensão desta relação é de extrema importância uma vez que pode contribuir para uma melhor elaboração de intervenções psicológicas e psicopedagógicas junto dos estudantes, pais e professores, nomeadamente para a tomada de decisão vocacional sendo, neste sentido, um tópico imperativo para o desenvolvimento do adolescente em contexto escolar.
The main purpose of the present study is to analyze the relationship between the achievement emotions felt in the classroom context and the Temporal Future Prospective in a sample of 9th, 10th, 11th, and 12th grade students. To analyze this relationship, the Temporal Future Prospect Questionnaire (Peetsma, 1992) and the Classroom Emotions Scale (Pekrun & Goetz, 2005) were used as measurement instruments.The study sample consists of 345 students from all four school years. Of these students, 127 were in 9th grade, 79 were in 10th grade, 68 were in 11th grade, and the remaining 71 were in 12th grade. Of the total sample, 191 identified as female, 144 as male, 3 as non-binary, 2 as "other gender" and 5 preferred not to say.Statistically significant relationships were found between a positive long-term TFP, both in the area of studies and professional career as well as in the area of personal development and pleasure; also, in the area of personal development and emotions, significant relationships were also found between the two predominant genders; and in the area of studies and career, significant differences were found according to the school year attended and academic achievement.Understanding this relationship is extremely important as it may contribute to a better elaboration of psychological and psycho-pedagogical interventions for students, parents, and teachers, namely for vocational decision-making, being, in this sense, an imperative topic for the development of adolescents in academic contexts.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104280
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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