Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104258
Título: Teste de Compreensão de Metáforas: estudo exploratório para validação do TCM em Portugal
Outros títulos: Teste de Compreensão de Metáforas: exploratory study for the Portuguese version of TCM validation
Autor: Marques, Beatriz Gonçalves
Orientador: Figueira, Ana Paula Mendes Correia Couceiro
Palavras-chave: consciência metalinguística; compreensão; linguagem figurativa; metáforas; TCM; conscience metalinguistic; comprehension; figurative language; metaphors; TCM
Data: 15-Jul-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Teste de Compreensão de Metáforas: estudo exploratório para validação do TCM em Portugal
Local de edição ou do evento: Contexto Escolar
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo contribuir para a validação do Teste de Compreensão de Metáforas (TCM; Figueira, Andrade, Pinto & Melogno, in press) para a população portuguesa, o qual pretende avaliar a capacidade de compreensão de metáforas em crianças e jovens entre os 9 e os 14 anos de idade. Por forma a averiguar a validade deste instrumento, foi também aplicado o Teste IA (Amaral, 1966).A metáfora tem sido analisada de várias formas ao longo das últimas décadas. Começou por ser vista como um recurso para ornar o texto muito típico da visão aristotélica (Bailey, 2003) e, mais recentemente, tem sido vista para além da linguagem, como sendo um processo que influencia o modo de pensar, agir e percecionar a realidade (Siman & Sampaio, 2021).Neste estudo participaram 95 sujeitos de ambos os sexos, entre os 9 (4º ano) e os 15 anos (9º ano), de uma escola da região de Aveiro. Os resultados revelaram que, com o aumento da idade, o nível de cotação das respostas tende a aumentar.Este estudo permitiu aferir a necessidade e a pertinência da validação do TCM para a população portuguesa, devido à necessidade em se criar mais instrumentos que possam ajudar tanto na avaliação, como no processo de intervenção em sujeitos de diversas faixas etárias, no caso em específico na área da metalinguagem, com recurso a metáforas.Sendo este apenas um estudo exploratório, os dados não são representativos da população portuguesa, pelo que mais estudos devem continuar a ser realizados para se validar com rigor o TCM, procedendo-se à recolha de mais protocolos que possibilitem a realização de análises mais robustas, nomeadamente, análises de consistência interna, fatoriais e de correlação.
The aim of this dissertation is to contribute to the validation of the Teste de Compreensão de Metáforas (TCM; Figueira, Andrade, Pinto & Melogno, in press) for the Portuguese population, which pretends to evaluate the capacity of metaphor comprehension of children, ages between 9 and 15 years old. To evaluate the validity of this instrument, an IA Test was also performed (Amaral, 1966). The Metaphor has been studied in several ways in the past few decades. It started has a resource to ornament the sentence, very typical of the Aristotelian view (Bailey, 2003), and more recently, it has been seen beyond language, instead a process that influences the way of thinking, acting and perceiving reality (Siman & Sampaio, 2021).95 subjects of both sexes participated on this study, ages from 9 (4th grade) to 15 years old (9th grade), from a school of Aveiro. The results revealed that, as age increases, the answers’ rate level tends to increase.This study allowed to assess the necessity and the significance of the validation of the TCM to the Portuguese population, due to a need of more instruments that can assist, not only in the evaluation, but also in the intervention process of subjects from several ages, and on the specific case of metalinguistics, using metaphors.As this is an exploratory study, data is not representative of the Portuguese population, as more studies should continue to be developed to rigorously validate TCM, by collecting more protocols that enable more robust analysis, namely of internal consistency, correlation and factorial analysis.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104258
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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