Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104207
Título: Saber envelhecer: Promoção do envelhecimento ativo em contexto de Centro de Dia
Outros títulos: Knowing how to age: Promotion of active aging in the context of a Day Center
Autor: Vargas, Carolina Vieira
Orientador: Vieira, Cristina Maria Coimbra
Palavras-chave: Envelhecimento demográfico; Envelhecimento ativo; Respostas sociais; Pessoa idosa; Gerontologia Educativa; Demographic Aging; Active Aging; Social Responses; Elderly; Educational Gerontology
Data: 26-Jul-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Saber envelhecer: Promoção do envelhecimento ativo em contexto de Centro de Dia
Local de edição ou do evento: Centro de Apoio à Terceira Idade
Resumo: The aging index corresponds, according to the National Statistics Institute (INE, 2022), to the quotient resulting from the relationship between the elderly population, which includes individuals aged 65 and over, and the young population, where individuals are aged between 0 and 14 years. Thus, Portugal, in 2019, according to the statistical data mentioned in PORDATA (2022), was the second country in the European Union with the highest aging rate, with a value of 161.3%. Bearing this in mind, we can conclude that Portuguese society is increasingly aging and, therefore, it is necessary to have structures capable of meeting the needs brought about by this scenario.Working towards active aging becomes fundamental, taking into account that, for this, the promotion of physical and mental well-being, promoting the well-being of the elderly person, their autonomy and a participatory lifestyle in society. Thus, the present report entitled “Knowing aging: Promotion of active aging in the context of Day Care”, intends to make known, not only the important work of social responses towards the elderly, namely, Santa Casa da Misericórdia Coimbra, as well as the work developed by us in this Institution, within the scope of our curricular internship of the Master in Educational Sciences of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. The completion of this internship, between October 2021 and May 2022, was also a way to contribute to the promotion of active aging among this target audience. The work developed showed the value that educational gerontology has, in order to provide the elderly with greater comfort and greater security to live in the 21st century, with all the change and development that it has brought to our daily lives, and the role that a higher education science technician has in these contexts.
O índice de envelhecimento corresponde, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE, 2022), ao quociente resultante da relação existente entre a população idosa, na qual se incluem indivíduos com idade igual ou superior a 65 anos, e a população jovem, cujos indivíduos têm idades compreendidas entre os 0 e os 14 anos. Assim, Portugal, no ano de 2019, consoante os dados estatísticos mencionados no PORDATA (2022), foi o segundo país da União Europeia com o índice de envelhecimento mais elevado, com o valor de 161,3%. Tendo isto em conta podemos concluir que a sociedade portuguesa está cada vez mais envelhecida e, por isso, é necessário existirem estruturas com capacidade para ir ao encontro das necessidades trazidas por este cenário. Trabalhar para o envelhecimento ativo torna-se então fundamental, tendo em conta que, para este, contribuem a promoção do bem estar físico, mental, fomentar o bem estar da pessoa idosa, a sua autonomia e um estilo de vida participativo na sociedade. Assim, o presente relatório intitulado de “Saber envelhecer: Promoção do envelhecimento ativo em contexto de Centro de Dia”, pretende dar a conhecer, não só, o importante trabalho das respostas sociais para com as pessoas idosas, nomeadamente, a Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, como também, o trabalho desenvolvido por nós nesta Instituição, no âmbito do nosso estágio curricular do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. A realização deste estágio, entre outubro de 2021 e maio de 2022 foi também uma forma de contribuir para a promoção do envelhecimento ativo junto deste público alvo. O trabalho desenvolvido deu a conhecer o valor que a gerontologia educativa tem, de modo a proporcionar à pessoa idosa um maior conforto e maior segurança para viver no século XXI, com toda a mudança e desenvolvimento que este trouxe para o nosso quotidiano, e o papel que um/a técnico/a superior de Ciências da Educação tem nesses contextos.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104207
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório de Estágio.pdf13.58 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

141
Visto em 22/mai/2024

Downloads

144
Visto em 22/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons