Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104186
Título: Agência - Uma Perspectiva Enativista sobre as Escolas da Floresta
Outros títulos: Agency - An Enactivist Perspective of the Forest Schools
Autor: Medeiros, Yasmin Arêas Canindé de
Orientador: Santos, Eduardo João Ribeiro
Palavras-chave: Agência Infantil; Enativismo; Escolas da Floresta; Sistema Educativo; Children agency; Enactivism; Forest Schools; Educational System
Data: 26-Jul-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Agência - Uma Perspectiva Enativista sobre as Escolas da Floresta
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal evidenciar a pedagogia das Escolas da Floresta (E.F.) como uma alternativa eficiente, contemporânea, robusta e possível às questões que estão em grande emergência no século XXI, nomeadamente as que se apresentam nos âmbitos educativos e ambientais. A desatualização dos sistemas de ensino frente à toda uma multiplicidade de questões que se desdobram vertiginosamente no mundo atual - desafio das questões climáticas, das guerras, dos refugiados, do desemprego e muitas outras problemáticas - são cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas e, portanto, é essencial que haja um sistema de ensino que possa preparar os as crianças e jovens de forma que possam serm, cada vez mais agentes, participativos e atuantes neste tipo de debate e discussão. Desta forma, será utilizada a teoria do enativismo para basear o argumento de que as E.F. são uma alternativa para o sistema de ensino tradicional majoritario atualmente. Esta aproximação entre as ideias do Enativismo, Escolas da Floresta e Agência, em específico a agência infantil, será feita através de uma comparação teórica entre os princípios regentes de cada um dos âmbitos mencionados para que seja possível averiguar a correlação entre os conceitos e a consequente averiguação da potencialidade educativa existente nas Escolas da Floresta. Neste contexto, este trabalho tem o intúito de responder a perguntas como "O que é agência?"; "Por que é importante falar deste conceito?"; "Qual a relevância deste conceito para o campo educacional?" e "Por que agência através da perspectiva enactivista?" para poder argumentar os pontos anteriormente mencionados e garantir que haja um desdobramento dos pensamentos teóricos sublinhados que seja relevante para debates futuros.
The main objective of this work is to highlight the pedagogy of the Forest Schools (F.S.) as an efficient, contemporary, robust and possible alternative to the issues that are in great emergency in the 21st century, particularly those in the educational and environmental spheres. The outdatedness of education systems in the face of a multiplicity of issues that are vertiginously unfolding in today's world - the challenge of climate issues, wars, refugees, unemployment and many other problems - are increasingly present in people's daily lives and, therefore, it is essential that there is an education system that can prepare children and young people so that they can be increasingly agents, participatory and active in this type of debate and discussion. In this way, the theory of enactivism will be used to base the argument that the F.E. is an alternative to the traditional education system that is currently the majority. This approach between the ideas of Enativism, Forest Schools and Agency, specifically children's agency, will be made through a theoretical comparison between the governing principles of each of the mentioned scopes so that it is possible to ascertain the correlation between the concepts and the consequent ascertainment of the educational potentiality existing in Forest Schools. In this context, this work aims to answer questions such as "What is agency?"; "Why is it important to talk about this concept?"; "What is the relevance of this concept for the educational field?" and "Why agency through the enactivist perspective?" in order to be able to argue the previously mentioned points and ensure that there is an unfolding of the underlined theoretical thoughts that is relevant for future debates.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104186
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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