Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104182
Título: Design Instrucional no Ensino a Distância: Auto e corregulação das aprendizagens
Outros títulos: Instructional Design in Distance Learning: Self and co-regulation of learning
Autor: Castelhano, Maria Frade Marques
Orientador: Pessoa, Maria Teresa Ribeiro
Palavras-chave: Design Instrucional; Modelos de Design Instrucional; Ensino a Distância; Revisão Narrativa da Literatura; Instructional Design; Instructional Design Models; Distance Education; Narrative Review of Literature
Data: 23-Set-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Design Instrucional no Ensino a Distância: Auto e corregulação das aprendizagens
Local de edição ou do evento: Projeto de Investigação SCReLProg
Resumo: O projeto de estágio descrito desenvolveu-se no contexto do projeto de investigação SCReLProg (Self and Co-regulation in e-Learning of Computer Programming). Este projeto de investigação tem como objetivos: (1) Adaptar e desenvolver a abordagem SimProgramming para o contexto de e-Learning; (2) Identificar e compreender de que forma as estratégias de autorregulação e corregulação da aprendizagem podem ser estimuladas em contexto de e-Learning e como isso influencia a aprendizagem de programação; (3) Contribuir para aumentar o conhecimento sobre a autorregulação e a corregulação dos alunos ao aprender programação de computadores no e-Learning, na transição da programação inicial para a avançada, levando a um modelo inovador de ensino e aprendizagem de programação de computadores no e-Learning (e- SimProgramming); (4) Contribuir para disseminar o conhecimento e o uso de um modelo inovador de pesquisa baseado em ensino e aprendizagem de programação de computadores em um contexto de e-Learning, bem como um conhecimento mais profundo sobre a autorregulação e corregulação da aprendizagem em contextos on-line e como promovê-la. Assim, no seio deste, pretende-se desenvolver estratégias de ensino eficazes para apoiar a aprendizagem de programação informática no ensino superior a distância, apoiada nas competências de autorregulação e corregulação das aprendizagens.No sentido de responder às necessidades verificadas, por meio de entrevista focus group, junto dos coordenadores do Projeto SCReLProg, no conjunto de tarefas e outputs propostos pelo projeto SCReLProg foi projetada e desenvolvida, neste estágio, uma base teórica para fundamentar o método pedagógico da Unidade Curricular (u.c.) de Laboratório de Desenvolvimento de Software (LDS). A construção deste referencial teórica teve como propósito uma análise fundamentada das planificações da u.c., baseado nos Standards propostos na literatura, para verificar se as estratégias e métodos de Design Instrucional adotados se enquadravam nos Standards referenciados na literatura e nos Modelos de Design Instrucional mais referidos.Destacam-se, então, como tarefas basilares deste estágio a realização de uma Revisão Narrativa da Literatura dos principais Modelos de Design Instrucional, a elaboração de uma comparação entre os modelos de Design Instrucional e a análise das planificações sob a ótica dos modelos selecionados.Com o estudo e análise efetuados foi percetível que os Nove Eventos de Gagné se constituiu como o modelo mais completo dos estudados de acordo com os Standards da Association for Educational Communications & Technology (Piña, 2017, 2018). Quanto ao método pedagógico e-SimProgramming, sedimentado em quatro pilares fundamentais: a imersão no ambiente simulado; aprendizagem autorregulada; aprendizagem corregulada; autorreflexão; verificou-se que se apresenta estruturado de acordo com as boas práticas do design instrucional, respeitando os princípios de Merrill e os Nove Eventos de Gagné.
The project described above was developed in the context of the research project SCReLProg (Self and Co-regulation in e-Learning of Computer Programming). This research project aims to: (1) Adapt and develop the SimProgramming approach for the e-Learning context; (2) Identify and understand how learning self-regulation and co- regulation strategies can be stimulated in e-Learning context and how this influences programming learning; (3) Contribute to increasing knowledge about students' self- regulation and co-regulation when learning computer programming in e-Learning, in the transition from initial to advanced programming, leading to an innovative model of teaching and learning computer programming in e-Learning (e-SimProgramming); (4) Contribute to disseminate the knowledge and use of an innovative research-based model of teaching and learning computer programming in an e-Learning context, as well as a deeper understanding of self-regulation and co-regulation of learning in online contexts and how to promote it. Thus, within this, it is intended to develop effective teaching strategies to support the learning of computer programming in distance higher education, supported by the competences of self-regulation and co-regulation of learning.In order to respond to the needs verified, through focus group interview, with the coordinators of the SCReLProg Project, in the set of tasks and outputs proposed by the SCReLProg project, it was designed and developed, in this internship, a theoretical framework to support the pedagogical method of the curricular unit (c.u.) of Software Development Laboratory (SDL). The construction of this theoretical framework had as a purpose a reasoned analysis of the curricular unit plans, based on the standards proposed in the literature, to verify if the strategies and methods of Instructional Design adopted fit in the standards referenced in the literature and in the Instructional Design Models most referred to.Therefore, the main tasks of this internship were to conduct a Narrative Literature Review of the main Instructional Design Models, to make a comparison between the Instructional Design models, and to analyze the planning from the perspective of the selected models.With the study and analysis carried out, it was noticeable that Gagné's Nine Events was the most complete model of those studied according to the Standards of the Association for Educational Communications & Technology (Piña, 2017, 2018). As for the e-SimProgramming pedagogical method, based on four fundamental pillars: immersion in the simulated environment; self-regulated learning; co-regulated learning; self-reflection, it was found to be structured according to the best practices of instructional design, respecting Merrill's principles and the Nine Events of Gagné.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104182
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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