Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104120
Title: A música anglo-americana na aula de Inglês: Propostas de didactização para o ensino-aprendizagem de língua e Cultura
Other Titles: Anglo-American Music in the EFL classroom – Didacticization proposals for the teaching-learning of Language and Culture
Authors: Custódio, Luís Alexandre Medeiros
Orientador: Luís, Ana Alexandra Ribeiro
Keywords: Ensino de Línguas Estrangeiras; Inglês; O uso de canções no ensino do Inglês como língua estrangeira; Música e Cultura no Ensino de Inglês; Exercícios baseados em canções; Foreign language teaching; English; Using songs in TEFL; Music and Culture in TEFL; Song-based exercises
Issue Date: 25-Oct-2022
Serial title, monograph or event: A música anglo-americana na aula de Inglês: Propostas de didactização para o ensino-aprendizagem de língua e Cultura
Place of publication or event: Escola Básica Siva Gaio
Abstract: É inegável que a música tem uma presença considerável na vida da maior parte das pessoas, especialmente na dos jovens. Numa altura da sua vida em que muito ainda está a ser construído e em que tanto o mundo exterior como o interior ainda estão a ser descobertos, aprendidos e reclamados, as canções servem de voz. A música é um veículo de Cultura que expressa sentimentos, cria pontes, promove amizades e une povos. O uso de canções no ensino do Inglês, enquanto elemento motivador e como meio de ensino de vocábulos, estruturas gramaticais e transmissão da Cultura da língua alvo, é praticado há já bastante tempo. O presente relatório tem como propósito perceber as vantagens do uso de canções autênticas no ensino do Inglês, reconhecer como a música é usada no nosso sistema de ensino, como pode ser feita a didactização de canções autênticas na sala de aula de modo a maximizar os seus benefícios, compreender os seus efeitos, explorar exercícios e técnicas usadas com canções e reconhecer possíveis problemáticas bem como quais as possíveis soluções para as mesmas. Para alcançar estes objectivos, realizei um inquérito destinado a docentes e debrucei-me sobre obras de Dale Griffe e Tim Murphey, entre outros estudos e publicações de grande interesse, as quais têm ajudado os docentes que procuram utilizar música nas suas aulas de InglêsSendo a música um representante tão privilegiado da Cultura, e como a aula de Inglês não deve enjaular-se cegamente no ensino de palavras e gramática, o uso de canções deve promover também o ensino da Cultura da língua inglesa na sala de aula, tornando os nossos alunos culturalmente mais ricos e linguisticamente mais capazes. Compreender como tal pode ser conseguido da melhor maneira possível, perceber que exercícios usar e como abordar os materiais autênticos previamente mencionados de modo a explorar a Cultura é de extrema importância no ensino da língua inglesa.
It is rather undeniable that music has a considerable place in most people’s lives, especially young people. In a point in their lives when so much is still being built and when both the outside and inside worlds are still being discovered, learned, and claimed, songs do become their voice. Music is a vehicle of culture that expresses feelings, creates bridges, promotes friendships, and unites peoples.The use of songs in the teaching of EFL as a motivating element and as a means of teaching vocabulary, grammatical structures, and transmitting the culture of the target language has been done for a long time now. The purpose of this report is to understand the advantages of using authentic songs in the teaching of English, realize how music is used in our teaching system, how authentic songs can be taught in the classroom to maximize their benefits, understand its effects, explore exercises and techniques used with songs and identify possible problems as well as possible solutions for them. To achieve these goals, a survey aimed at teachers was made, and books by Dale Griffe and Tim Murphey were read, among other studies and publications of great interest which have helped teachers who seek to use songs in their EFL classes.Because music is such a privileged vehicle of culture, and because the EFL class should not be blindly caged and chained to teaching words and grammar, the usage of songs should also promote the teaching of English language culture in the classroom, making our student culturally richer and more linguistically capable. Understanding how this can best be achieved, understanding which exercises to use and how to use the previously mentioned authentic materials to explore culture is of utmost importance in teaching EFL.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/104120
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
LuisCustodio_versaofinal.pdf1.89 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

85
checked on Apr 30, 2024

Download(s)

98
checked on Apr 30, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons