Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104120
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLuís, Ana Alexandra Ribeiro-
dc.contributor.authorCustódio, Luís Alexandre Medeiros-
dc.date.accessioned2022-12-16T23:03:34Z-
dc.date.available2022-12-16T23:03:34Z-
dc.date.issued2022-10-25-
dc.date.submitted2022-12-16-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/104120-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractÉ inegável que a música tem uma presença considerável na vida da maior parte das pessoas, especialmente na dos jovens. Numa altura da sua vida em que muito ainda está a ser construído e em que tanto o mundo exterior como o interior ainda estão a ser descobertos, aprendidos e reclamados, as canções servem de voz. A música é um veículo de Cultura que expressa sentimentos, cria pontes, promove amizades e une povos. O uso de canções no ensino do Inglês, enquanto elemento motivador e como meio de ensino de vocábulos, estruturas gramaticais e transmissão da Cultura da língua alvo, é praticado há já bastante tempo. O presente relatório tem como propósito perceber as vantagens do uso de canções autênticas no ensino do Inglês, reconhecer como a música é usada no nosso sistema de ensino, como pode ser feita a didactização de canções autênticas na sala de aula de modo a maximizar os seus benefícios, compreender os seus efeitos, explorar exercícios e técnicas usadas com canções e reconhecer possíveis problemáticas bem como quais as possíveis soluções para as mesmas. Para alcançar estes objectivos, realizei um inquérito destinado a docentes e debrucei-me sobre obras de Dale Griffe e Tim Murphey, entre outros estudos e publicações de grande interesse, as quais têm ajudado os docentes que procuram utilizar música nas suas aulas de InglêsSendo a música um representante tão privilegiado da Cultura, e como a aula de Inglês não deve enjaular-se cegamente no ensino de palavras e gramática, o uso de canções deve promover também o ensino da Cultura da língua inglesa na sala de aula, tornando os nossos alunos culturalmente mais ricos e linguisticamente mais capazes. Compreender como tal pode ser conseguido da melhor maneira possível, perceber que exercícios usar e como abordar os materiais autênticos previamente mencionados de modo a explorar a Cultura é de extrema importância no ensino da língua inglesa.por
dc.description.abstractIt is rather undeniable that music has a considerable place in most people’s lives, especially young people. In a point in their lives when so much is still being built and when both the outside and inside worlds are still being discovered, learned, and claimed, songs do become their voice. Music is a vehicle of culture that expresses feelings, creates bridges, promotes friendships, and unites peoples.The use of songs in the teaching of EFL as a motivating element and as a means of teaching vocabulary, grammatical structures, and transmitting the culture of the target language has been done for a long time now. The purpose of this report is to understand the advantages of using authentic songs in the teaching of English, realize how music is used in our teaching system, how authentic songs can be taught in the classroom to maximize their benefits, understand its effects, explore exercises and techniques used with songs and identify possible problems as well as possible solutions for them. To achieve these goals, a survey aimed at teachers was made, and books by Dale Griffe and Tim Murphey were read, among other studies and publications of great interest which have helped teachers who seek to use songs in their EFL classes.Because music is such a privileged vehicle of culture, and because the EFL class should not be blindly caged and chained to teaching words and grammar, the usage of songs should also promote the teaching of English language culture in the classroom, making our student culturally richer and more linguistically capable. Understanding how this can best be achieved, understanding which exercises to use and how to use the previously mentioned authentic materials to explore culture is of utmost importance in teaching EFL.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino de Línguas Estrangeiraspor
dc.subjectInglêspor
dc.subjectO uso de canções no ensino do Inglês como língua estrangeirapor
dc.subjectMúsica e Cultura no Ensino de Inglêspor
dc.subjectExercícios baseados em cançõespor
dc.subjectForeign language teachingeng
dc.subjectEnglisheng
dc.subjectUsing songs in TEFLeng
dc.subjectMusic and Culture in TEFLeng
dc.subjectSong-based exerciseseng
dc.titleA música anglo-americana na aula de Inglês: Propostas de didactização para o ensino-aprendizagem de língua e Culturapor
dc.title.alternativeAnglo-American Music in the EFL classroom – Didacticization proposals for the teaching-learning of Language and Cultureeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationEscola Básica Siva Gaio-
degois.publication.titleA música anglo-americana na aula de Inglês: Propostas de didactização para o ensino-aprendizagem de língua e Culturapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203125487-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCustódio, Luís Alexandre Medeiros::0000-0002-8774-578X-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriCanelo, Maria José Florentino Mendes-
uc.degree.elementojuriLuís, Ana Alexandra Ribeiro-
uc.degree.elementojuriDias, Artur Miguel Antunes-
uc.contributor.advisorLuís, Ana Alexandra Ribeiro::0000-0002-7869-7835-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
LuisCustodio_versaofinal.pdf1.89 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

107
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

126
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons